27 de julho de 2009




Por razões diversas, costumo fazer o caminho entre a terrinha e a capital pelo litoral.
Mas, também com alguma frequência, opto por fazê-lo pela A1, encontrando, mais a norte, o IC2, em Aveiras, e continuando nele por uns cerca de 50 Km.
O IC2, estrada antigamente chamada de Nacional 1, de tão importante, era conhecida na minha terra como “a autoestrada”.
Era (e é) uma via principal, com um fluxo de trânsito bastante elevado, principalmente camiões de mercadorias que, tantas vezes, me levam a ter de segurar o meu pé direito para não sucumbir à gravidade.
A primeira vez que percorri esse caminho com o meu carro já deve ter acontecido há cerca de uns 4 anos. E qual não foi o meu espanto ao ver um sinal desconhecido, até à data, para mim, que avisava os condutores de que o piso estava em mau estado nos próximos x (sendo que x implica muitos) quilómetros.
Confesso que pensei que fosse uma coisa temporária (pois, sou crente!) mas, a verdade, é que o tempo foi passando e o piso foi-se deteriorando cada vez mais…
Há algum tempo (já perdi a conta dos anos), cortaram a dita estrada para obras.
Para além da possibilidade de conhecer novos caminhos e contactar com a Natureza, coisas que me deixam especialmente feliz, adivinhou-se no meu cérebro a possibilidade de arranjarem a estrada. Afinal, não estavam a fazer obras???
É desta! – pensei eu (já sabem que sou crente).
No entanto, após algum tempo (meses?) de obras, pareceu-me que o piso em nada tinha melhorado. Antes pelo contrário. Acho que nem dei bem conta da diferença.
E os buracos tapados, mas mal tapados, facilmente se voltaram a estragar ainda mais pela passagem dos muitos camiões.
Dei por mim a pensar em que teriam perdido o tempo os trabalhadores que por lá andaram…
Após bastante tempo sem lá passar, reparei, há já quase um mês, que a estrada voltou a ter obras.
Mais uma vez cortaram uma faixa do IC2 em alguns quilómetros.
No entanto, pelo que vejo quando percorro a faixa que permanece aberta ao trânsito, quer parecer-me que, mais uma vez, nem mesmo sendo ano de eleições, se resolvem a arranjar o piso daquela estrada… Um mês depois, tudo me parece igual.
E que tal se, desta vez, optassem por tirar as placas e arranjar definitivamente o alcatrão?
Isso é que era uma boa ideia! =)
É que a placa a avisar do mau estado, em nada facilita a minha viagem e não torna mais suave o impacto do meu cliozito nas crateras gigantes que surgem a cada piscar de olhos e que dificilmente se observam à distância.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 03:13
6 Comentários:


At terça jul. 28, 10:31:00 da manhã, Anonymous Cris

Conheço bem essas crateras... Pode ser que, com as eleições, a coisa ande!! (embora eu não esteja tão crente quanto tu!!)

E férias?

Beijinhos

 

At terça jul. 28, 08:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Oh Marina dos pastéis, tu contas estas coisas de uma maneira tão cómica :))

Muito obrigada pelas queridas palavras no meu cantinho :]
beijinhos e melhores estradas :))

 

At terça jul. 28, 10:33:00 da tarde, Anonymous bell

Pois... Aqui perto tivemos um pedaço a auto-estrada cortado para obras um bom par de meses. Só que obras nada. Até que alguém foi denunciar o caso à comunicação social. Já terminaram o arranjo. É fazer o mesmo. Neste país, vive tudo de aparências, do parece bem e do parece mal e sempre estamos em época de eleições;)

 

At quarta jul. 29, 02:26:00 da manhã, Blogger Marina

Cris, tu acreditas???
Aquilo ja esta assim ha tanto tempo que eu nao tenho grande esperança...
E quanto a férias... para já so no papel. Na pratica, vou a escola todos os dias...
Hoje foi o meu primeiro dia de ferias, estive na escola até as nove da noite. Nem me digas nada!

J, acho que vou deixar o ensino e enveredar por uma carreira na comédia!
looooooooooooooool

Bem, talvez algum chefe das estradas (n sei a quem compete arranjar) venha ler o meu blog e pense em arranjar a dita.
Que eu tenho vergonha de falar na televisão! ;-)

Beijinhos as 3

 

At quinta jul. 30, 09:24:00 da tarde, Blogger Sininho

Amiga, e se te disser que aquilo não é alcatrão..., é cimento!!
Hás de reparar que até o som dos pneus na estrada é diferente. O cimento não dilata e portanto, parte fazendo aqueles buracos com o tempo... O dinheiro que se gasta ali todos os anos dava para colocar tapetes de alcatrão em todas as estradinhas e ruelas de Portugal inteiro e arredores, lol
jokas

 

At quinta jul. 30, 11:16:00 da tarde, Blogger Marina

Bem, podia agora falar sobre a elasticidade do cimento mas... acho que é melhor não! lol
Sim, ja tinha reparado que aquilo é um piso diferente, bastante mau, por sinal...

Beijinhos vizinha
E ate... amanha, talvez?