26 de junho de 2009




(ou como a minha Escola prepara os seus professores e alunos para o Verão)

A minha escola é daquelas antigas. Muito antigas.
Cheias de cantos e recantos, portas, portões e portinholas, cujas chaves só alguns iluminados conhecem, arrecadações onde não se sabe muito bem o que existe nem há quanto tempo existe.
Cheia de vícios, muitos deles tão escondidos como as coisas.

Cheia de enredos e boatos, que se perpetuam ecoando nas paredes (e nas más línguas!).
Cheia de salas que dão para outros corredores onde existem salinhas, saletas e cubículos.
E os laboratórios não fogem à regra.
O molho de chaves para abrir todas as portas correspondentes ao laboratório de química, tenho para mim que deve pesar mais de uma tonelada. Vale-me a minha estimada colega que costuma ir buscá-las - todos bem sabem que sou uma rapariga fraquinha.
No referido laboratório existem milhares, talvez milhões, de frascos cheios de substâncias das mais diversas texturas e cores, que deverão ter, no mínimo, a idade da escola. Muitos deles vazios, partidos, sem etiquetas e com aspecto duvidoso.

A camada de pó que os cobre é mais espessa do que a neve da Serra da Estrela em pleno Inverno, o que revela bem a falta de utilização que têm. Até porque a chave do laboratório é uma daquelas reservadas a iluminados.
Mas adiante. Foi nesta actividade de limpeza, nunca antes vista, que eu e a outra colega, felizes contempladas, passámos a tarde de hoje. A inventar um inventário. Coisa nova naquelas paragens, ao contrário de tudo o mais que por lá existe…
Mais uma tarde... À qual se seguirão, definitivamente, mais…
Quando, já bastante cansadas, especialmente porque isto de andar uma tarde inteira de bata e luvas, com estas temperaturas, não é particularmente agradável, eis que nos preparávamos para lanchar.
Enquanto nos dirigíamos ao bar, já sentíamos, no nosso cérebro, o cheirinho do café, do pão e dos croissants!
Mas, qual não é o nosso espanto, quando descobrimos que o bar da escola está, a partir de hoje, parcialmente fechado para férias, só funcionando até as 15h.


Quer dizer, nem sei porque me apeteceu falar nisto, afinal até não é muito grave...
É só porque me palpita que quem tenha tomado a decisão de encerrar o bar não frequente a escola nas mesmas horas do que eu (e muitos outros como eu…).

Que isto de ter aulas até as 22h30 ou, em outros dias, até as 23h15 é só para alguns.
Sim, é verdade, eu até já sei que estou mais gorda. É um facto inegável.
Deve ser, provavelmente, por passar muitas horas sem nada fazer – pois todos sabemos que vida de professor é coisa boa.
E é por isso que venho aqui agradecer publicamente este esforço que a escola está a fazer para colocar os professores preguiçosos (como eu!) na linha.

No dia 17 de Julho, quando terminarem as aulas, aposto que estamos todos muito mais em forma para frequentarmos as praias por esse país fora e, eventualmente, pelo Mundo.
E quanto aos muitos alunos das turmas da noite, acho muito bem que agradeçam também.
Afinal, eles não sabiam que estavam inscritos num curso de Novas Oportunidades?
Quem sabe, assim, não têm oportunidade de seguirem carreiras no mundo da moda.
Tenho cá para mim que foi nisso que os chefes da minha escola pensaram.
Aqueles senhores antigos. Muito antigos. Como a escola.
Cujos cérebros, cheios de cantos e recantos, cheios de vícios escondidos, não se sabe bem se pensam nas coisas ou há quanto tempo deixaram de raciocinar.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 02:00
8 Comentários:


At sexta jun. 26, 07:50:00 da manhã, Blogger Isabel Preto

Este relato, escrito com sabedoria e ironia, fez-me sorrir. Só por isso, já valeu a pena que o tenhas escrito e também porque desabafaste! Haja paciência, para escolas assim...aquela do pó, parecer neve:))))

 

At sexta jun. 26, 03:43:00 da tarde, Anonymous Anónimo

O bar é apenas um sintoma, de um sistema de ensino profundamente injusto, insuficiente e elitista. A subversão mais profunda de uma sociedade é, afirmar-se democrática e justa, quando apenas alguns têm acesso ao ensino. Não falo de um ensino qualquer. Falo no ensino com qualidade, com bares abertos, com salas bem apetrechadas (sem pó nem neve), com professores motivados, com funcionários, entre outros requisitos. Que conceito democracia e liberdade é este, que só alguns, privilegiados, têm acesso a um ensino de qualidade?? A preocupação por parte de quem dirige não é grande, até porque os seus filhos, netos, sobrinhos frequentam escolas privadas de grande gabarito em Portugal e no estrangeiro. Como alguém disse um dia “ser culto é a única maneira de se ser livre”. Lutemos por isso então

Cumprimentos,

HRP

 

At sexta jun. 26, 05:23:00 da tarde, Blogger IM

ahahahahahahahahahah...boa...eheheeheheh....
Fica aqui no ar a tal pergunta, ou melhor, uma ideia para pensar (sobretudo para as pessoas que AINDA têm a lata de pensar que depois de os alunos entrarem em férias, os professores tmabém entram! É que a ignorância não tem mesmo limites...) e que é esta: se calhar, quem fica de férias depois de os alunos terminarem as aulas são mesmo os funcionários!!!!

 

At sábado jun. 27, 03:06:00 da tarde, Blogger Marina

Sim, Isabel, a minha escola tem particularidades absolutamente irreais! Esta é só mais uma...
E a sensação de neve ficou ainda mais real quando descobrimos um frasco de cal partido na última prateleira e que, ao tentarmos tirar, espalhou cal por todo o sitio... :S
E mais tardes destas se avizinham!

HRP, antes de mais obrigada pelo comentario.
Eu ja "colecciono" 7 escolas e fico feliz por dizer q passei por uma razoável e por 5 com boas salas, com funcionarios, com bom ambiente e professores que se dedicavam realmente.
Há sempre excepções... encontrei a minha este ano.
Apesar de tudo tenho lutado para tornar aquele local um sitio melhor. E felizmente nao sou a unica!
Mas ainda ha muito trabalho a fazer por la...
Ate breve!

IM, mas neste caso, vao os funcionarios de ferias e os alunos e os professores ainda ficam!!!
Ha pelo menos 8 turmas com aulas ate 17 de Julho, fora as reunioes posteriores...
Enfim...

Bom fim de semana! =)

 

At quinta jul. 02, 12:34:00 da manhã, Blogger IC

O teu relato está delicioso e fez-me rir, o que faz bem.
Beijitos e bom fim de semana.

 

At quinta jul. 02, 02:39:00 da manhã, Blogger Marina

IC, bom fim de semana???
Ai que esta gente anda toda taralhouca! lol
Mas ainda hoje e quarta feira e tenho tanto pra fazer... :-(

E quanto ao relato, agora é ver a malta a comparar quem tem a lancheira mais gira! ;-)

Beijinhos IC e ate breve

 

At sábado jul. 04, 12:11:00 da manhã, Blogger barriguita

pois bem minha cara colega :D
devo dizer que a sua escola em nada tem a ver com a minha...e lamento informar mas prefiro a minha muito modernaça e fashion :P

(e onde todos se dedicam de alma e coração a esta missão impossivel que nos foi confiada! Tal como te aconteceu a ti esta é a minha escola excepção... mas pela positiva :)

 

At terça jul. 07, 01:00:00 da manhã, Blogger Marina

Eu tambem preferia mas... a malta nao escolhe!
Resta esperar que melhores dias venham para o ano! ;-)

Beijinhos