4 de outubro de 2006













Conhecem estes senhores?
O da esquerda é John Mather e o da direita chama-se George Smoot.
Eu não os conhecia mas eis que fui procurar por que razão mereceriam eles ganhar um Nobel da Física, coisa que definitivamente que não é para qualquer um!
Este textinho foi retirado e adaptado
daqui. Desde já se passar aqui alguém que perceba mais de inglês ou mais de física que eu, agradeço as correcções.
Para aqueles que não percebem de física, espero que consigam entender alguma coisa deste texto.


De acordo com a teoria do Big Bang, o Universo desenvolveu-se a partir de um estado de temperatura muito elevada, emitindo radiação cujos comprimentos de onda dependem apenas da temperatura (é chamada radiação do corpo negro). À medida que o Universo se foi expandindo, a radiação de fundo foi “arrefecendo”, mantendo a forma do espectro mas passando a comprimentos de onda mais baixos – microondas.
O fundo da radiação cósmica de microondas foi observada pela primeira vez em 1964.
As primeiras medidas foram feitas no topo de montanhas, com foguetes e balões, a fim de diminuir o efeito que a atmosfera da terra tem na absorção de radiação. No entanto, mesmo a grandes altitudes, uma grande porção do espectro da radiação de fundo era absorvida. Por outro lado, os primeiros instrumentos não mediam a radiação em todas as direcções do Universo, pelo que foi difícil provar que a radiação era mesmo de fundo, similar em todas as direcções.Em 1974, a NASA convidou astrónomos e cosmólogos a propor novas experiências espaciais, o que levou ao início do projecto COBE - um satélite que iria proceder a essas pesquisas. John Mather esteve atrás da colaboração entre os mais de 1000 cientistas e engenheiros envolvidos e foi encarregue do instrumento que foi a bordo do COBE para investigar o espectro de corpo negro da radiação cósmica enquanto que George Smoot foi responsável por um instrumento para procurar pequenas variações na radiação de fundo em diferentes direcções, permitindo obter dados sobre o nascimento de galáxias.


Espero que tenha valido a pena o meu esforço de tentar tornar isto um bocadinho mais simples!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 11:26
3 Comentários:


At quarta out. 04, 11:57:00 da tarde, Blogger Prof

Olá Marina! Valeu o esforço. Apesar de não ser a minha área, gosto bastante de ler acerca do universo e dos seus segredos. Tem é que ser literatura simples, do género Carl Sagan, senão, não entendo nada.
Um bom feriado para ti!

 

At quinta out. 05, 01:09:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Claro que valeu o esforço! Sempre me fascinou o universo e o desconhecido... mas confesso que não tenho muita paciência para ler textos com uma linguagem muito científica! Assim é muito mais fácil!

Bjs :)
Bom feriado!

 

At quinta out. 05, 10:04:00 da tarde, Blogger Marina

Obrigada pelas vossas palavras simpaticas!
Eu tambem gosto bastante de saber sobre o Universo apesar de as vezes ter algumas duvidas da aplicacao pratica desses conhecimentos...

E os feriados sao sempre bons! :-)

Beijitos