11 de dezembro de 2009




A minha Coordenadora de Departamento tem por hábito mandar as informações por mail.

Hábito esse que acho muito positivo, pois tem-nos poupado imenso tempo em reuniões.

As coisas corriam bem, até que comecei a receber ficheiros com uma extensão que, até ao momento, era para mim desconhecida mas que verifiquei ser do Open Office.

Ora eu, que tenho a mania que até percebo qualquer coisa de informática (se bem que, cada vez mais reconheço que sei menos...), optei por não perguntar a ninguém e decidi investigar pelos mares internéticos para descobrir como abrir os referidos ficheiros.

Já não me lembro qual era a primeira solução que encontrei por aí, mas sei que optei por procurar um conversor que transformaria o ficheiro estranho num simpático documento do Word.

Quando cheguei à página onde poderia fazer o download dos conversores, eis que me aparece uma lista enorme. Pareciam-me todos iguais. Em nome, em tamanho, …

Decidi instalar o primeiro. Na altura, não sabia eu que seria uma má escolha…

De repente, começam a aparecer no meu monitor palavras numa língua estranha, que não percebi.

Mas, eu sou a tal que tenho a mania que até percebo qualquer coisa e, pensei eu, isto de instalar é só carregar no botão que diz “seguinte”, não há que enganar!!!

Assim, mesmo sem perceber nada do que estava a fazer instalei o programinha.

De facto o programa funcionou mas baralhou-me um bocadinho o computador e, uns dias depois,lá tive de pedir ajuda a quem realmente percebe do assunto. Tentámos desinstalar o programa mas, tendo em conta que não se percebe rigorosamente nada das instruções, foi completamente impossível.

E o programa continua por aqui. Funciona e geralmente não causa estragos no portátil nem me afecta o humor.

Mas, o que fazer quando me aparecem avisos como este?
















Será que o programa me está a perguntar se quero apagar todos os ficheiros do meu computador? Ou talvez avisar-me que tenho um vírus terrível instalado….

Se calhar, devia arranjar mais um tempinho na minha agenda e estudar checo, ou turco, ou sei lá que língua é esta… Ou então, talvez um cursinho de informática para ficar, realmente, a perceber que não se deve instalar nada que não se perceba o que é.

 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 01:51
16 Comentários:


At sexta dez. 11, 09:55:00 da manhã, Blogger Ayl

Opah, so mesmo tu para me pores a rir, Marina!!!!

:D

Sei que o assunto é muito aborrecido, mas valeu-me uma gargalhada!

:p

 

At sexta dez. 11, 03:39:00 da tarde, Blogger R.

E se em vez de instalar conversores manhosos escritos em romeno... se instalasse mesmo o OpenOffice? É gratuito, funciona bem e gera PDFs! :)

R.

 

At sexta dez. 11, 05:03:00 da tarde, Blogger IC

Para desinstalar procura um ponto de restauro do sistema numa data anterior à instalação. Não perdes dados nenhuns.
Quando instalo algo, marco primeiro um ponto de restauro para o caso de não me agradar ou vir a suspeitar que é perigoso.
Bjs

 

At sexta dez. 11, 05:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo

opá :)))) ahah !!

então, Marina? devias ter o teu polaco em dia :P

Proszę: Por favor

 

At sexta dez. 11, 05:49:00 da tarde, Anonymous Anónimo

já consegui desvendar a primeira palavraa :D

 

At sexta dez. 11, 06:41:00 da tarde, Blogger Andreia

"prosze poczekac az konwersja sie zakonczy" e "anuluj" significa "Por favor, aguarde até que a conversão seja concluída" e "cancelar", respectivamente.

Não precisas de aprender polaco, basta falares com o amigo google :p

 

At sexta dez. 11, 09:00:00 da tarde, Blogger Claudia Ganhao

Conversores em polaco!! Mt bom!!
Bjs

 

At sexta dez. 11, 09:23:00 da tarde, Blogger IM

Olha, eu ia sugerir levares o portátil até alguma obra aí pelo oeste...ehehehehehe...

 

At segunda dez. 14, 12:17:00 da manhã, Blogger Marina

~J e Andreiinha, obrigada pela tradução! =)
Ainda nao me tinha ocorrido que fosse polaco!
[IM, as meninas foram inteligentes, nao foi preciso eu ir a obra! lol]

IC, quanto a pontos de restauro, o computador esta tao atafulhado que nao conseguia criar pontos de restauro... mas desse assunto acho que ja tratei!

Gato, pois que instalar o openoffice... nao me apetece!
Mais por preguiça que por outra coisa...

E fico feliz por vos ter dado uma oportunidade de soltar uns sorrisos e umas gargalhadas!
[Carraça, ha quanto tempo!
Bem-vinda!]

E para todos, uma boa semana!

 

At terça dez. 15, 10:30:00 da manhã, Blogger João Brás

Olá Marina,

parece que tiveste umas "aventuras" informáticas. Para situações dessas aconselho-te a fazer o download do OpenOffice Portable, que ocupa 250mb e que podes instalar numa pen, sem teres que saber polaco :)
Com o openoffice podes abrir o documento e depois guardar como ficheiro de word.
Sei que dá um pouco de trabalho mas assim não tinhas problemas com software estranho ;)

Podes encontrar para download em OpenOffice Portable .

Cumprimentos

 

At terça dez. 15, 11:49:00 da manhã, Blogger dyphia

e não é que eu tenho o mesmo habito...

este ano ja me tiveram de formatar o pc duas vezes a custa disso... enfim... eu e as tecnologias n nos damos la mt bem


bjs

 

At sábado dez. 19, 12:13:00 da manhã, Blogger IC

Marina, venho desejar-te um Feliz Natal e que 2010 te traga tudo o que desejes e muitos sonhos realizados.
Acompanho os meus votos com o meu "cartão", que está aqui.

 

At domingo dez. 20, 11:06:00 da tarde, Blogger barriguita

eu lido com esse tal open office todos os dias na escolinha... sim, é que o word lá está em vias de extinção ;)

e sabes o que é mesmo, mas mesmo muito "naice"?!
é quando faço uma fichinha toda "jolie" em casa e depois chego à escola e "voilá"...a minha ficha linda e perfeitinha desapareceu e aparece um coisa possuída por um espirito maligno, toda feia e desconfigurada :p

 

At quarta dez. 23, 03:16:00 da tarde, Anonymous Cris

Já somos duas com queda para a informática!!

Passei para deixar-te um beijinho especial de Natal! Espero que consigas realizar todas as tuas resoluções (aquelas em que pensamos sempre por esta altuira do ano!!)... quem sabe um computador novo?!

Beijinhos
Feliz Natal!!

 

At quinta dez. 24, 02:32:00 da manhã, Blogger Marina

Obrigada a todos pelas dicas e pelos beijinhos!
Infelizmente nao foram apenas os programas polacos, e o portatilzito teve de passar uns dias no "doutor"...
Hoje, finalmente, esta de regresso!
Mesmo a tempo do Natal! =)

Beijinhos a todos