1 de agosto de 2009




A minha primeira paixão foi Aveiro.
E era tal a paixão que achei que jamais iria gostar assim de outra cidade.
Ainda me lembro do vento, que nos despenteava e que partia guarda-chuvas no Inverno. Lembro-me das tardes na Biblioteca, entre livros e partilhas.
Também me lembro dos cheiros, que aprendi a conhecer e com os quais conseguia prever o tempo. Cheiro a Cacia, sinal de bom tempo.
Lembro-me das flores nos candeeiros, que pareciam mais bonitas nos Domingo de Sol. E lembro-me dos almoços de Domingo!
Ainda hoje, quando volto (e tento fazê-lo, pelo menos, uma vez por ano), Aveiro tem sempre o sabor de um regresso a casa. Como se tudo, apesar de diferente, continuasse a fazer sentido.

Quando mudei para Torres Vedras, consegui odiar a cidade durante cerca de uma tarde.
E apenas porque não era Aveiro.
Depois, rapidamente a cidade se tornou a “minha” cidade.
Quando regresso, e faço-o muitas vezes, encontro-me com as minhas memórias a cada passo.
Gosto da cor do céu, bem azul nestes dias de Verão. Gosto da brisa que corre nas ruas e que nos acaricia a pele. Gosto do pôr-do-sol na praia, especialmente em pleno Inverno.
Gosto das pessoas. Ah, as pessoas! Como gosto da simplicidade das varandas com janelas abertas!

Hoje, eram já nove da noite quando atravessei, provavelmente pela última vez, o portão da minha escola. Vim para casa e, mais uma vez, coloquei parte (o resto já levei no último sábado) da minha vida em sacos e caixas que me levantam sempre dúvidas sobre o tamanho do meu carro. É que amanhã é dia de viagem.
Nunca pensei apaixonar-me por Lisboa. Achei sempre a cidade demasiado grande para mim, como se a largura dos espaços me deixasse mais perdida e me aumentasse a solidão…
Mas a verdade é que agora, na iminência da partida, trago em mim uma certa nostalgia.
Reconheço que me sabe bem a vertigem desta cidade.
Que me permitiu ver e rever tantas pessoas que fizeram e vão fazendo parte de mim.
Que, apesar de grande, ao mesmo tempo me pareceu acolhedora, com todos os seus loucos.
Aqui todos somos iguais porque todos somos diferentes.
Aqui todos somos um bocadinho loucos…
E até na escola que hoje deixei para trás, e que durante tanto tempo me deixou ainda mais perdida, há quem me diga coisas bonitas e há quem me peça para voltar.

As pessoas! Sempre as pessoas.
Disseste-me, uma vez, que te tinhas aprendido uma coisa comigo.
Disse-te eu que são as pessoas que fazem os lugares.
E é por isso que, na hora de ir embora, um bocadinho de mim fica por cá.
E vou levar comigo bocadinhos daqueles que comigo se cruzaram.

Talvez regresse…
Ou talvez, no próximo ano, volte a apaixonar-me…




 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 01:58
9 Comentários:


At sábado ago. 01, 11:42:00 da manhã, Blogger Ritinh@

Querida Marina!
És mesmo uma caminhante!
E isso é taõ bom... onde passas lanças sementes, em siitos diferente, em pessoas diferentes!
Com o tempo os frutos vão surgindo!

Qual será a próxima paixão?
Logo que saibas, apitaa :D

TORRES VEDRASSSSS!!!!
eheh

Beijinho grandeeee

 

At sábado ago. 01, 11:45:00 da manhã, Anonymous bell

Oh que maravilha! Invejo-te essa capacidade de te apaixonares pelos sítios. Torna a nossa passagem (por eles e pela vida) menos penosa.

Bom fds e boas férias!

 

At sábado ago. 01, 06:38:00 da tarde, Blogger Ayl

Oh, Marina...que palavras tão bonitas! :))
Tenho tanta pena que hoje te tenhas ido embora :((
A espiga nunca mais voltará a ser a mesma!!

Aproveita as férias, goza bem o descanso tão merecido!

Até...

 

At sábado ago. 01, 11:14:00 da tarde, Anonymous Sónia

Olá Marina,

nem imainas como me revi nas tuas palavras sobre Aveiro :) com a diferença que continuo a achar que nunca me vou apaixonar por outra cidade.

Beijinhos e muitas felicidades qualquer que seja a tua próxima paragem :)

Sónia

P.S. Na segunda-feira vou voltar a Aveiro, por alguns dias ;)

 

At domingo ago. 02, 01:07:00 da manhã, Blogger Marina

Foi engraçado ler os vossos comentarios, relembrar momentos da minha vida, tao diferentes, que partilhei com cada uma de vos.

Sonia, talvez volte a trabalhar em Aveiro e tu tambem, ate podiamos voltar ao 2º centro com a Patrícia! Quem é que ficaria com o quarto maior? eheheh ;-)
Ou entao, talvez tenhamos de nos conformar em nos encontrarmos de relance na fantastica cantina de Sacavem! :P

Quanto a ti, Ana Rita, acho que será impossivel nao voltar...
Torres criou em mim demasiadas raizes. E ainda temos um lanche pendente!
E claro que te avisarei! ;-)

Rute, pois que acredito que voltaremos à Espiga!
E vamos trocar livros e falar deles, vamos combinar ir a concertos e vais ouvir me falar durante muito tempo do meu tempo que não me chega para tudo o que quero fazer!
E, provavelmente, vamos ter daquelas conversas "de velhas" em que falamos de médicos e doenças e do reumático! lol
Até... =)*

Bell, tenho a certeza que se partilhasse alguma cidade contigo, iria apaixonar me tambem! =)
Afinal, estive tao perto de ficar perto de ti, mas o destino trocou-me as voltas...

Bom Domingo!

 

At segunda ago. 03, 12:11:00 da manhã, Blogger Andreia

Como te percebo e como me revejo neste teu post... :)

Beijinhos

 

At terça ago. 04, 12:20:00 da manhã, Blogger Marina

Tu tambem és uma apaixonada, que eu sei! ;-)

Beijinhos cromita! :P

 

At quarta ago. 05, 10:40:00 da tarde, Anonymous Rui

Excelente escolha musical Marina!
E também eu comungo alguns dos teus sentimentos...
beijos. boas férias

 

At quarta ago. 19, 02:08:00 da manhã, Blogger Marina

Caso nao te lembres, ja tive esta conversa contigo! :P

Boas ferias tambem para ti!