30 de abril de 2009




Ontem vi “A Turma” com uma das minhas turmas.
Aliás, vi apenas alguns bocadinhos de filme, uma vez que durante o tempo restante estive a ver a minha turma.
9 miúdos que me desviaram a atenção do filme mais vezes do que gostaria. Apenas 9…
9 miúdos, com histórias difíceis.
Desde que, há uns meses, chegou ao cinema, tinha pensado ver este filme, na esperança de aprender qualquer coisa com ele.
Ideias, estratégias, sei lá, qualquer coisinha pequena que pudesse melhorar um bocadinho a minha maneira de lidar com estes miúdos.
Ontem vi, finalmente, o filme.

Qualquer uma das minhas aulas (que eu até considero correrem relativamente bem, perante alguns relatos que ouço nos corredores e nos Conselhos de Turma semanais) tem mais acção do que todo o filme. Bem, pelo menos, tendo em conta os bocadinhos de filme que fui espreitando...

Mas depois do desalento de quem caiu em Outubro numa escola complicada, estes miúdos já vão sendo os meus miúdos.
E a Senhora do Bar (que tem um nome difícil do qual eu agora não me lembro) já me guarda os croissants - sem nada lá dentro, ela sabe! - e tira-me sempre o café cheio, mesmo quando me esqueço de pedir.

E quando, como hoje, saio da escola a horas em que já não há porteiro, a Dª Idalina vai abrir-me o portão. “Para que a menina não tenha de voltar atrás para entregar o comando”, diz-me ela enquanto me acompanha.






















Apesar das nuvens, vê-se a ponte e sonha-se com uma outra margem.
Afinal, hoje há gaivotas no telhado da frente e uma luz dourada que dá
um toque especial no Cristo Rei.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 02:42
4 Comentários:


At sexta mai. 01, 12:46:00 da manhã, Blogger barriguita

por muitas alegrias ou frustrações que nos causem...são sempre os "nossos"...eu digo sempre as minhas crianças isto, as minhas crianças aquilo, foi um dos meus?! aquele não é meu!!! and so on;)

 

At sexta mai. 01, 01:13:00 da manhã, Blogger Marina

Pois, Barriguita, mas as vezes, é muito dificil...
Para mim nunca o foi tanto como este ano. As historias são tantas e tao complicadas...
Mas estes, de que falo, apesar de tudo, já sao um bocadinho "meus".

Beijinhos e bom feriado

PS: Espero que nao tenhas ficado chateada com a historia da Kitty! :P

 

At segunda mai. 04, 06:38:00 da tarde, Anonymous Anónimo

www.youtube.com/watch?v=FaKWbkIGzXE

Melhores cumprimentos.

 

At terça mai. 05, 01:58:00 da manhã, Blogger Marina

Anónimo, obrigada pela partilha.
Já fui ver e, sinceramente, neste momento, não sei de qual dos lados me encontro...
Eu, que sempre acretitei que era possivel, tenho situações com as quais preciso de lidar este ano, todos os dias, que nunca pensei encontrar numa escola.
É muito complicado...
Mas pronto, vamos tentando!
Que no meio da minha escolinha complicada, ainda ha meia duzia de coisas boas que me alegram os dias!
E agora é esperar que para o ano, que a lotaria me traga um sitio mais acolhedor.

Ate breve!