3 de fevereiro de 2007




















[Qualquer semelhança entre esta foto e os personagens da história seguinte NÃO é pura coincidência!]


Eu devia ter cerca de 12 anos.
Era de manhã, eu ia com a minha mãe pelas ruas de Alcobaça.
De repente, um barulho a perturbar o silêncio matinal: do outro lado da estrada, uma senhora (se bem que “senhora” seja um termo estranho para a situação que vou descrever!) cuspiu para o chão.

Na altura, a minha mãe nem teve reacção.
Ainda antes do meu cérebro ter filtrado os meus pensamentos, já eu estava a dizer (e em voz bem alta, pois estava do outro lado da rua!) umas quantas verdades à referida criatura sobre a falta de educação que era cuspir para o chão.
Passados uns quantos anos, pensava eu que esse hábito pouco próprio já tinha caído em desuso.
Qual não é o meu espanto quando ontem de manhã, enquanto estava a colocar umas coisas no porta-bagagens do meu carro, um senhor agente da autoridade (eu nem queria acreditar!!!), enquanto andava a assobiar pela rua, repetiu o mesmo gesto!
Ora lá vai, mais uma cuspidela para o chão!
E eu não estou a morar propriamente no "fim-do-mundo", mas numa cidade não muito longe de Lisboa.
Ontem o meu cérebro funcionou melhor (ou talvez não!) que há uns anos atrás, contive-me e optei por não dizer nada ao senhor agente.
Mas confesso que a cena me deixou um tanto perturbada...
Ainda para mais, um agente da PSP!!!
Logo agora que até estava quase a acreditar que o meu país estava a ficar mais civilizado!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 17:49
10 Comentários:


At sábado fev. 03, 11:03:00 da tarde, Blogger Andreia

De facto, assistir a uma cuspidela para o chão é bastante repugnante!
Tornando-se, a meu ver, num caso ainda mais grave quando quem o faz se gaba da sua educação e fá-lo em plena conversa contigo.
Aaaaiiiii..... :@

Beijinhos

 

At domingo fev. 04, 05:19:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Antes para o chão que para cima de ti. Sim, é de facto algo pouco interessante de ver. Antes uma execução pública à boa maneira da Idade Média. Mas a propósito do post, ainda na semana passada, uma aluna minha pergunta: "Professor, posso escarrar?" É brasileira, mas, pelo menos, perguntou primeiro. Eu tive sorte, pois a mesma aluna tinha já dito à professora de francês: "'Tou com vontade de peidar." É normal?

 

At domingo fev. 04, 11:32:00 da tarde, Blogger Marina

Professorinha Andreia, ainda ha gente que acha que ser educado é ter um curso superior...
Beijitos

Bolicao [tu e esses teus nomes de comentador!], nao posso crer na tua historia!
A aluna pergutou isso na tua aula??? E os colegas? E como respondeste?
Ai que isto esta tudo louco!

Boa semana para os 2

 

At segunda fev. 05, 08:44:00 da tarde, Blogger A Professorinha

Nem que fosse numa cidade a 300 km de Lisboa, continuaria a ser civilização... E esse acto continuaria a ser nojento e de uma falta de educação notável.

Beijinhos

 

At segunda fev. 05, 09:50:00 da tarde, Blogger matilde

Eu acho mal é teres posto o leitãozinho como imagem - eu nunca vi nenhum a cuspir para chão! E olha que já vi muitos...

Bjos e as melhoras para o teu nariz.

 

At segunda fev. 05, 11:51:00 da tarde, Blogger OLHAR VAGABUNDO

pois...civilizado...
beijo vagabundo

 

At terça fev. 06, 01:16:00 da tarde, Blogger Lusófona

Linda! Eu já vi cada coisa no chão... écaaa

Vivo perto de um descampado onde levo o cão pra passear, e algumas pessoas passeiam por ali tb ,mas de vez enquando há um velhote com as calças arriadas... já mudei o meu horário de passeio pq era quase todos os dias pela manhã......

 

At terça fev. 06, 10:49:00 da tarde, Blogger Marina

Todos concordamos que a situação e lamentavel...
So me resta vir publicamente pedir desculpas ao leitãozinho!

Beijitos para todos

 

At quinta fev. 08, 12:47:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Eu já ouvi falar em multas para estas faltas de educação!! Mas que o próprio do agente, que deveria dar o exemplo, cometa tal infracção... Em que mundo vivemos?!

Beijinhos :)

 

At segunda fev. 12, 12:37:00 da manhã, Blogger Marina

Cris, eu se pudesse juro que teria multado o dito do policia!
Era o que ele merecia!