6 de junho de 2010




Neste domingo que está quase a chegar ao fim, venho aqui, entre duas respirações, deixar esta sugestão (muito) doce de um bolo sueco (feito à portuguesa).


Uma boa semana!












Kladdkaka

Ingredientes:
- 5 dL de açúcar (mas eu pus só 3,5 dL que estes suecos abusam nas calorias!)

- 3 dL de farinha de trigo (ok, se agora estão a reparar de ter isto em dL, a culpa é dos referidos suecos que não têm a receita em gramas)
- 1 dL de cacau
- 50 g de chocolate escuro (eu não tinha escuro e usei normal)
- 175 g de manteiga
- 4 ovos
- 2 colheres de chá de açúcar de baunilha (não tinha e não notei a diferença em relação à receita original...)
- 2 pitadas de sal

Procedimento
1 – Pré-aquecer o forno a 175 ºC (pena que o meu forno ainda é antigo e não tem termostato...);
2 – Derreter a manteiga em banho-maria e deixar a arrefecer um pouco;
3 – Misturar bem os ovos e o açúcar;
4 – Adicionar a farinha, o açúcar de baunilha, o chocolate, a farinha e o cacau e bater bem;
5 – Untar a forma com manteiga e polvilhar com pão ralado;
6 – Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 35 minutos, de modo a que o bolo fique crocante por fora mas “em mousse” por dentro;
7 – Retirar o bolo no forno e colocar de imediato, ainda na forma, no frigorífico.




O resultado será mais ou menos este:











São servidos? ;-)
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 23:12
8 Comentários:


At segunda jun. 07, 09:40:00 da manhã, Blogger Note

Acho perfeitamente indecente fazeres um post destes, Marina! LOL!
Que bom aspecto!
Mas para mim não pode ser :(
Fiz, ontem, um bolo vegan que até ficou fixe! :P

 

At segunda jun. 07, 10:22:00 da manhã, Anonymous Ana Isabel

E assim se faz sucesso com uma proposta estrangeira.

Com a crise que para aí vai, se o presidente da República vê este post é capaz de deixar recado a dizer que o que é nacional é que é bom.

Mas aí responderia que é verdade sim senhor embora esta receita seja de comer e chorar por mais.

Parabéns pelo kla kla kla lol!

Beijinhos

 

At segunda jun. 07, 04:55:00 da tarde, Blogger R.

Escreve poesia.
Toca música.
Faz bolos.

Rapaziada, está aqui um bom partido... ;)

R.

 

At segunda jun. 07, 09:07:00 da tarde, Blogger IM

Chiça! Cuidado com estes suecos...só para ler o nome do bolo a malta transpira...eu li qualquer coisa como "cá-de-caca", o que é muuiiiito mau!!!! eheheheh..E ouve lá, ó moça, e essa coisa dos dl suecos é mesmo convertível em gramas sem haver mortos? Se sim, sou tentar a versão vegetariana da coisa, substituindo cada ouvo por 2 colh. sopa de leite de soja e..crossfingers!! eheheheehh

 

At segunda jun. 07, 11:46:00 da tarde, Blogger Marina

Rute, vizinha, desculpa lá mas não me convences com essas coisas vegan! :P
Alias, chocolate é vegetal, certo?
Bem, em todo o caso, pra me convenceres, tens de me dar um bocadinho a provar, mai nada! ;-)

Doutoriiiiiiiiiiiiissima!
Que bom estares aqui!
Desde já, obrigada por me proporcionares o momento que trouxe ao meu conhecimento esta fantastica receita de kla kla kla kla! =)
E claro que sim, o PR lê, todos os dias, o meu blogzito.
Quando eu não escrevo nada de novo, ele lê os textos dos arquivos.
Sabes que eu é só connects de nivel! ;-)

Gato, obrigada pelo elogio.
Eu sei que não podes ver-me mas eu até corei!
E quantas outras coisas eu sei fazer e tu nem imaginas!!! ;-)

IM, pois que à parte o nome, o bolo é maravilhoso! =)
Essa coisa dos dL, eu medi tudo num copo medidor e pronto.
Medi dL de farinha como se fossem de água e olha, parece que resultou! ;-)
O resto, nao interessa nada!
Por acaso queria ter pesado para ter uma especie de conversao para gramas mas, com a animação, esqueci-me...
Depois "faxavore" contares da alterativa vegetariana, oraite?

Beijinhos aos 4 e uma optima semana!

 

At terça jun. 08, 07:21:00 da tarde, Anonymous sílvia

Lembraste do lanche de que me cobraste ainda hoje?
Pois bem, fica combinado para o dia em que fizeres essa delicia novamente, o resto fica por minha conta.

PS: Até estou a salivar...

 

At quarta jun. 09, 12:04:00 da manhã, Blogger Marina

Sabes que eu não tenho uma memória muito boa! :P

 

At quarta jun. 09, 12:05:00 da manhã, Blogger Marina

Mas pronto, um dia, quando tu ofereceres o jantar, eu levo de sobremesa! =)