17 de maio de 2010




Hoje, enquanto passeava com uma amiga pelo centro comercial, senti alguém aproximar-se.
- Professora? Ainda se lembra de mim?
Eu sorri!
- João! Claro! Há quanto tempo!!!

E foi assim o início.
A conversa não se alongou mas aumentou o meu sorriso!
Trocámos mails, ficámos de falar mais depois.
E, de repente, vieram à minha cabeça memórias em cascata.
Aquele ano, que foi talvez o melhor da minha vida…
Aquela escola, que ocupa um lugar tão “cá dentro”…
As saudades de tantas pessoas que se cruzaram comigo por ali…

Penso na turma do João.
Uma daquelas turmas especiais que temos a sorte de conhecer e que nos marcam para a vida.
Enquanto escrevo, recordo alguns episódios engraçados com os miúdos que me fizeram sorrir outra vez! Lembro outros, mais tristes, mas que nos aproximaram ainda mais...
Ainda me lembro onde costumavam sentar-se.
Não eram alunos brilhantes mas tinham um grande coração.
Eu estava ainda a começar, tinha muito para aprender. Eles também. E crescemos em conjunto. E gostámos de o fazer.
Quando eu comprei o meu primeiro (e actual) carro, eles costumavam esperar-me à entrada para “me ajudarem a estacionar”. E eu agradecia. Mesmo que não fosse preciso.
Na altura, eu dividia-me entre a escola e um início de mestrado bastante complicado. Faltava-me o tempo… Eles compreenderam. Juntos encontrámos estratégias.

Eles gostavam de dizer que tinham uma professora cientista. Eu gostava de sentir que eles tinham orgulho nisso!
De alguns deles, nunca mais tive notícias. Que será feito destes meus miúdos?
Hoje, à distância destes anos que entretanto passaram, lembro cada um deles.
Hoje, estas palavras, são para os meus meninos do 9º B. Com muito carinho.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 03:34
11 Comentários:


At segunda mai. 17, 05:25:00 da tarde, Anonymous Rute

está lindo =) até me emocionei a ler. Não apenas para si, como para nós, foi um ano fantástico, uma turma espetacular, tenho a certeza que um dia mais tarde ainda nos vamos encontrar por aí, rir e relembrar todos os momentos.
Quanto a si, é bom ouvir isso da parte de uma professora, saber que lhe marcamos pelos bons motivos. Havemos de combinar num fim de semana e irmos todos beber um café. Beijinhos*

 

At segunda mai. 17, 07:22:00 da tarde, Blogger Ritinh@

Até eu me emocionei...
Há professores mesmo expectaculares!!!! :P
Tenho saudades tuas MARINA!
Este ano vamos animar novamente uma Festa do Encontro, ou da Amizade? Já que não nos encontramos de outra forma.. :P
Espero que esteja tudo bem contigo!
Vai dando novidades!
Beijinho
Ana Rita

 

At segunda mai. 17, 10:47:00 da tarde, Anonymous Anónimo

gostei muito de ler o textinho para os meninos do 9ºB . foi um ano perfeito , as vezes tambem me lembro dos momentos q passavamos ate dentro de uma sala =D é bom relembrar *.* beijinhoos com saudades * Bruna

 

At terça mai. 18, 01:31:00 da manhã, Blogger Marina

Ola Rute e Bruna!
Que bom ter-vos (tambem) por aqui!
Nem imaginam a quantidade de coisas que me vieram à memoria ontem! Muitas saudades mesmo...
Um dia temos de combinar um cafezinho! ;-)
Beijinhos, meninas!

Ana Rita, e o nosso cafezinho???
Nao me lembro quando começou a contagem decrescente para os 3 anos! eheheheheheh
Este ano deve ser dificil...
Ando ainda mais ocupada!

Beijinhos e até...

 

At terça mai. 18, 01:38:00 da manhã, Blogger IC

São tão boas memórias destas, Marina! A mim resta-me a saudade, mas é a lei da vida... Eu gostava de todos os meus alunos, mesmo daqueles que me davam "dores de cabeça", mas também me aconteceu algumas vezes ter turmas inesquecíveis.
Beijinhos

 

At terça mai. 18, 01:52:00 da tarde, Blogger Nídia Frutuoso

Adorei o seu texto. É bom saber que ainda se mlembra de nós, já lá vão 5 anos=). Foi bom ler o texto, bons momentos vividos naquela escola, com a turma e consigo, claro. Inesquecivel, sem dúvida. Beijinhos

 

At quarta mai. 19, 01:06:00 da manhã, Blogger Marina

Nidia, claro que me lembro de vocês!
Como é que eu me podia esquecer???
E vês, como o tempo passa depressa! Ver-te hoje deixa-me muito orgulhosa, tu sabes.
Beijinho grande para ti

IC, eu até posso gostar de todos, mesmo dos que me dao cabo do juizo!!! Sou um bocado professora-galinha! :P
Mas há sempre aquelas turmas que de algum modo nos marcam.
Eu, felizmente, ja tive algumas.
Acho que sou uma mulher de sorte!
Às vezes nem sabemos bem porquê... Somos humanos, simplesmente.
Talvez um dia escreva um livro de memórias!
Beijinhos e resto de boa semana

 

At sexta jun. 11, 10:00:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Adorei o comentário professora =) tal como a Rute também eu me emocionei a ler.
Recordei os vários momentos que passei nas suas aulas...As aulas de uma professora inesquecível.
Foi sem dúvida um ano magnífico, numa turma magnífica.

È sempre bom ler palavras como estas de uma professora, saber que a partir de simples atitudes de sala de aula marcámos alguém de modo positivo.

Beijinhos grandes Juliana

 

At sábado jun. 12, 06:39:00 da tarde, Blogger Marina

Juliana, que bom (re)encontrar-te!
Há quanto tempo nao sabia de ti...
Espero que esteja tudo bem e continues uma óptima aluna!
E podes crer que sim, que vocês me mimaram muito. Tambem me lembro, com saudades, desses dias.
E, muitas escolas e muitas turmas depois, voces serão sempre os meus miudos!

Muuuuuuuuuuuuuuuuitos beijinhos Juliana!
E vai dando noticias, que gosto de ir sabendo de vocês

 

At sábado jul. 17, 06:04:00 da tarde, Anonymous Sílvia

Já não vinha a estes teus lados há algum tempo!
É muito bonito ver que a relação aluno-professora pode perdurar por tanto tempo...
Por acaso não queres ser minha professora?
Beijocas

 

At segunda jul. 19, 01:52:00 da manhã, Blogger Marina

Silvia Cristina, sabes que eu tou sempre pronta pra te ensinar qualquer coisita! ;-)
É só pedires! =)

PS: Obrigada pela visita!