7 de fevereiro de 2010




Foi em Setembro de 1987 (o dia já não me lembro…), ainda com 5 anos, que entrei na Escola Primária de Alcobaça pela primeira vez.
Voltas da vida fizeram com que, apesar das indecisões e dúvidas dos meus pais, não ficasse na escolinha da aldeia e entrasse, no 1º ano, para a escola da cidade.
Não me lembro da roupa em pormenor mas sei que quis ir vestida de branco, tal como viria a fazer nos anos seguintes. Manias inexplicáveis que já tinha na altura!
À minha espera (e dos restantes), a professora, uma mulher já com alguma idade, alta e distinta, com uma pronúncia diferente que vim a descobrir ser da zona do Porto.
Mãe de 8 filhos, com muito mundo visto (lembro-me, em particular, de nos ter mostrado umas rochas dos Açores) e muita experiência em amar também os filhos dos outros.
Há mais de 20 anos, éramos alunos de uma turma que hoje se chamaria inclusiva (na altura, não sei se teria nome…).
Numa turma de vinte e tal alunos, tínhamos a Patrícia (Paty, para os amigos!) que andava em cadeira de rodas e a Carla e o Filipe que tinham uma qualquer deficiência mental que não sei designar. Na altura, isso não importava. Fazíamos Visitas de Estudo a Alcoitão quando a Patrícia era internada e, desde cedo, aprendemos a conviver com as diferenças. Para nós, meninos daquela turma, todos éramos realmente iguais.
Quando eu entrei para a escola já sabia ler bastante bem, pelo que terminava as tarefas com alguma rapidez, procurando, de seguida, distrair os colegas que pudesse. Foi então que a professora Helena passou a exigir-me que fizesse todas as composições em verso, o que me demorava o triplo do tempo e lhe evitava algumas confusões! E foi assim que comecei a brincar com as palavras e me encontrei com a poesia pela primeira vez!
Um dia ofereci-lhe um caderno com poemas. Talvez o melhor presente que poderia dar-lhe.
Agora, à distância dos meus 28 anos e à luz de alguma experiência que já tenho à frente dos alunos, apercebo-me ainda mais da sabedoria desta minha professora. Que geria com tanto carinho e a maior das habilidades esta minha turma especial.
Foi a ela que disse, pela primeira vez, que um dia queria ser professora. Ela sempre pensou que era uma ideia passageira. Tenho pena que ela nunca tenha aceitado esta minha decisão... Se bem que acho que já se apercebeu que ensinar é o que realmente gosto de fazer.
Hoje, neste Domingo dia 07, faz anos. Não sei bem se 80, se ainda 79.

Apesar da idade e das rugas, continua bonita, alta e distinta, como sempre foi.
Se tudo correr como planeado irei visitá-la mais logo e levar lhe uma flor amarela – a cor que mais gosta! Ainda me lembro de como a sala ficava enfeitada de amarelo, neste dia, com tantas flores que lhe levávamos!
Ainda há pouquinho falava com alguém sobre a importância dessas pessoas que nos marcam.
Pessoas que, temos a certeza, se não tivessem cruzado as nossas vidas, tudo teria sido diferente.
São para ela, hoje, estas minhas palavras, mesmo que nunca chegue a lê-las.
Para a professora Helena, um beijinho grande de Parabéns.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 03:26
12 Comentários:


At domingo fev. 07, 11:18:00 da manhã, Blogger João André

de modo a poder ajudar quem queira tentar uma vida la fora no ramo de ensino criei o seguinte blogue

www.daraulaseminglaterra.blogspot.com/

seria possivel coloca-lo na lista de links favoritos? De bom grado retribuirei o favor, basta mandaram-me um mail a confirmar este meu pedido.



Com os meus cumprimentos

Joao Andre Costa
email: jacho8@gmail.com

 

At domingo fev. 07, 11:52:00 da manhã, Blogger Isabel Preto

Também a minha primeira professora me deixou essas marcas positivas...Tens a sorte de ainda a poder visitar. E de tornar o seu aniversário num momento lindo de recordações, com uma flor amarela.
Beijinhos para ti e para essa linda senhora tão distinta.

 

At segunda fev. 08, 06:23:00 da tarde, Blogger Deia

Esperemos que as leia, pois são uma bonita declaração de carinho...

 

At segunda fev. 08, 07:49:00 da tarde, Anonymous Anónimo

ai as professoras primarias ( somos muito especiais eheh )
a minha professora ja mal se lembra de mim... a cabeça e a memoria já n sao as mesmas ( penso que tem alzaimer) vejo-a na missa ao domingo e ouça-a a cantar com o vozeirao q sp encantou qlq um. já tem mais de 80 anos e continua mt elegante como sp foi.ela tb já tinha uma certa idade qd eu entrei na escola e reformou-se qd acabei a 4ªclasse. hoje nas minha aulas, utilizo mt do q ela me ensinou e mtas das suas ideias.
ficam os beijinhos para a tua professora, para a minha e para todas as professoras primárias

ok, tb p todos os professores e p ti tb :)

 

At segunda fev. 08, 07:50:00 da tarde, Anonymous Anónimo

ups, marina esqueci-me de assinar

sandra a prof primaria

 

At terça fev. 09, 01:05:00 da manhã, Blogger Marina

Tal como planeado, la fui levar lhe a flor!
Nao confirmei quantos anos fazia, mas continua muito bonita!

Deia, ela não irá ler estas palavras porque ela não sabe que eu tenho um cantinho na net...

Sandra Micaela (eheheheheh), so espero que consigas marcar alguns dos teus alunos e que, quando fores velhinha, eles tambem te levem flores! =)

 

At sexta fev. 12, 11:45:00 da tarde, Blogger barriguita

tenho a sensação ( ou será mesmo a experiência que mo diz) de que, hoje em dia, as professoras "primárias" não têm o mesmo "valor"... mas
eu também guardo boas recordações da minha professora Domitília que era tranquila e carinhosa e que usava uma pulseira no pé e um macacão branco e laranja às flores ...e a quem eu também disse que iria ser professora :)

 

At sábado fev. 13, 05:48:00 da tarde, Blogger Marina

Nao consigo imaginar uma Domitília vestida de macacão laranja! eheheheheheh
Na minha escola, as professoras eram senhoras respeitaveis, com uma certa idade, e tinham nomes como Júlia, Fernanda ou Fátima! eheheheheh

E acho que, as vezes, as professoras primarias (e as outras) ainda conseguem ter muito valor e marcar alguns meninos...
Assim espero!

Beijinhos e Bom Carnaval!

 

At sábado fev. 13, 11:25:00 da tarde, Blogger barriguita

Marininha, acredita que o nome Domitília pode enganar bem...a minha professora era toda "fashion" e modernaça porque não era daquelas mais velhas ...
a mais velhota era mesmo a professora Joana, que era a Directora da escola e já era tão velhota que acho que já nem dava aulas e ía de pantufas para a escola :P a sério!!

 

At domingo fev. 14, 01:52:00 da manhã, Blogger Marina

Nao tenho bem a certeza, mas acho que a directora da minha escola se chamava Gracinda e devia ser ainda mais velha do que a minha professora...
E do que me lembro, nao havia professoras fashion!

 

At terça mar. 02, 12:24:00 da manhã, Blogger olho_azul

Belas recordações! Da minha também guardo algumas.
Fará 80 anos na próxima sexta feira, e também, como de costume, irei passar pela casa dela para lhe oferecer um ramo de flores.
Acho que foi ela, pelo seu trabalho, pela sua maneira de ser, que fez com que eu escolhesse esta profissão... Embora seja a própria que diga, que se fosse hoje, não teria sido essa a sua opção.

 

At quinta mar. 04, 03:42:00 da manhã, Blogger Marina

Olho Azul, tens andado desaparecida deste meu cantinho (e eu do teu...)
Ja escolheste as flores? ;-)
Espero que a tua professora goste tanto como a minha!

Beijinhos e passa por aqui sempre que puderes!