21 de agosto de 2007




Ir "à terra" passar uns dias de férias.
Para muitas das pessoas que conheço, ir "à terra" significa viajar até uma qualquer aldeia perdida no Alentejo ou no meio da Serra da Estrela.

Para mim a viagem é um bocado mais fácil!
A "terra" fica no distrito de Leiria, perto do mar e da civilização.
Mas acredito que qualquer aldeia recôndita do interior profundo será mais evoluída que esta!
Costumo dizer por aí, que há 3 coisas fundamentais, mesmo para a mais insignificante das aldeias: um café, uma mercearia e uma capela. A minha não tem nenhuma das 3!
Aqui, na "terra", não se passa nada...
As conversas acabam depressa.
Os dias correm devagar.
Devagar de mais, para mim, habituada desde há muito à agitação da cidade. Seja ela qual for...
Que de todas as terras onde já vivi, esta é a que é menos minha...

Nunca o foi.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 01:37
10 Comentários:


At terça ago. 21, 12:21:00 da tarde, Blogger Alda Serras

A tua "terra" é mesmo pequenina!

A minha tem 2 cafés/mercearias e uma capela e fica perdida no meio dos pinhais mas, como tu, também não gosto de lá ir. As conversas giram em volta da vida e das doenças de uns e de outros, de chover muito e estragar as sementeiras ou de não chover e estragar as sementeiras.

Mas há quem procure a calma e o tempo parado que referes. E quando se aborrece, num instante, sai daí e "mergulha" na civilização.

 

At terça ago. 21, 02:56:00 da tarde, Blogger (Pa)Ciência

Oh pá, dos 3 fundamentais a "minha" só tem a capela LOL... A mercearia nunca teve (vem ambulante à semana) e o café há muito que se foi... Também fica perdida no meio dos pinhais e é preciso carro para ir a qualquer lado não mais evoluído! Evoluído (or not!) só a cidade da Guarda a 30km. Mas eu gosto muito de lá ir... 2 ou 3 dias com 16 pessoas e é só os de casa ;)

 

At terça ago. 21, 11:05:00 da tarde, Blogger Marina

Sim, Bell, e mesmo muuuuuuuuuuuuuuuuito pequena...

Pa-ciencia, aqui tambem havia um merceeiro ambulante. Vinha todos os sabados mas morreu ontem...Agora nem isso!
Os de casa, somos so 3...

Beijitos p as 2 e ate breve

 

At quarta ago. 22, 01:59:00 da tarde, Blogger Stôra

HEHEH Marina, sinceramente não sei o que é isso... a minha terrinha foi desde sempre esta onde vivo e, a cada dia que passa, fica cada vez maior :)

Pa-ciencia: bolas, nem me fales da Guarda :S Estive, no início do ano lectivo, a leccionar em Figueira de Castelo Rodrigo, durante 2 meses, e jurei não voltar tão depressa!!! A tua terrinha, por acaso não é "Malpartida", na freguesia de Almeida?! Bem... eu vi lá cada terriola! Cada uma "com mais casas do que a outra" hihihi

*Beijinhos*

 

At quarta ago. 22, 06:08:00 da tarde, Blogger Lusófona

Olá Marina!!

Eu nasci e cresci numa cidade grande, e hoje prezo muito a calmaria, mas que ao menos haja condições para satisfazer o básico. O café e a capela eu nem me importaria, agora a mercearia é fundamental para mim =)

Beijinhos

 

At sexta ago. 24, 12:55:00 da manhã, Blogger Marina

Stora, muito maior tambem nao e preciso.
Mas assim um bocadinho... dava jeito! Tipo... a Guarda! Ja era um bom principio! ;-)

Lusofona, para mim o que faz mesmo falta e o café!
Pelo menos sempre dava para 2 dedos de conversa.

Beijitos para as 2

 

At sábado ago. 25, 09:27:00 da tarde, Blogger Angélica

Bem Marina...
Eu comparado com a Fonte Santa vivo numa civilização...
Moro numa zona residencial...não se vêm campos nas proximidades...cada pessoa tem o seu quintal, relativamente pequeno...Moro perto do centro da vila, tendo direito a Igreja, capela, banco, farmácia, mais do que 1 mercearia, etc.
No entanto, continua a ser uma terrinha...longe do reboliço das cidades grandes...Terrinha onde não se passa nada e onde as pessoas passam a vida atentas à vida das outras pessoas...
Nasci cá, cresci cá, moro cá...mas não sou de cá...:)
E a minha terra é Macieira de Cambra, numa pequena cidade encaixada entre serras - Vale de Cambra!

Beijocas!!!

 

At domingo ago. 26, 03:24:00 da tarde, Blogger Marina

Miuda Angelical, se tu pensares que o primeiro banco da freguesia (nao da Fonte Santa, mas da freguesia inteira) ainda nao deve ter 5 anos...
E a primeira farmácia deve ter no máximo 2 anos!

Beijitos para ti deste fim-de-Mundo =)

 

At terça ago. 28, 09:40:00 da manhã, Blogger Bichodeconta

Amiga , compreendo as faltas que por ai sente..Sou de uma pequena vila do Alentejo , Bem igrejas e capelas temos sete.Temos pelo menos dois bons restaurantes, Mercearia também temos, e cooperactiva de consumo, banco não há, só uma caixa multibanco que nem sempre funciona.. O resto amiga eu gosto daquele lugar que está ligado á inha infancia, mas chegar ali é ...... Um abraço, Ell

Tenho pena que pelo menos as pessoas não tenham avançado no tempo..

 

At quarta ago. 29, 01:27:00 da manhã, Blogger Marina

Bicho de conta, obrigada pela visita simpatica!
Eu gosto de ir la pela familia.
Se nao fosse por eles...