26 de junho de 2007




A Escola. Uma grande parte de mim.
No entanto, raramente falo dela neste meu sítio.
Não porque quero, de forma alguma, esconder dos outros esse Universo que é para mim de tão grande importância, mas porque prefiro, na maioria das vezes, protegê-lo da exposição pública que este meu blog proporciona.
Diversas vezes tive vontade de escrever aqui algumas linhas sobre o meu modo de sentir e viver a Escola.

Hoje, depois de ler aqui o texto da Matilde, com quem tantas vezes partilhei opiniões, dúvidas, tristezas e esperanças, achei que era o momento.

Parece então que esta é a “semana de dizer bem”. Não concordo.
Não porque ache que não se deva dizer bem. Antes pelo contrário!
Acho que se devia dizer bem sempre! Todas as semanas!
É certo que a minha experiência é ainda pequenina, mas acho que não passou uma única semana em que não tivesse pelo menos uma coisa boa para dizer.
Eu não sou uma professora perfeita; eu não dou aulas perfeitas; eu não tenho alunos perfeitos; eu não conheço escolas perfeitas.
Mas sou pela positiva!
É certo que as políticas de educação me deixam algumas (muitas) vezes desorientada.
Mas acho que o ensino é muito mais que políticas. Pelo menos, deveria ser! Para mim, é.
E as pessoas que convivem comigo todos os dias, nas escolas por onde vou passando, especialmente os meus alunos (que acima de tudo, é por eles que me levanto, mesmo quando não tenho vontade...), têm feito com que todas as semanas valham a pena.

Mesmo quando “aterro de pára-quedas” numa escola a meio de Abril.
Eu também ralho com os meus alunos. Os meus alunos também falam alto. E alguns também não estudam. E andam à luta. E às vezes lutam nas aulas quando eu me distraio... E fazem disparates. E também copiam (e às vezes são apanhados!)...
Mas, muitas mais vezes, fazem-me sorrir! Porque participam com empenho nas actividades experimentais que preparo. Porque apreciam as aulas “diferentes” quando levo um Powerpoint. Porque assumem as críticas que me fazem (e que eu procuro levar em conta). Porque me ensinam os cantos de uma escola nova, onde ainda estou meia perdida. Porque fazem um elogio ao meu colar ou porque brincam com a minha pronúncia!
Como diz a Matilde, talvez seja uma boa dose de sonho, romantismo...
Prefiro pensar que é, simplesmente, a minha maneira de ver o Mundo! =)

PS: Desculpem o texto longo mas, às vezes, tenho muitas coisas para dizer!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 23:41
10 Comentários:


At quarta jun. 27, 02:19:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Como é verdade que quando temos alunos fica fácil a semana do dizer bem! Apesar de tudo o que os "marotos" fazem, como mencionas. Eu já só posso recordar com saudades, mas são tantas e tantas boas recordações...
Beijinhos :)

 

At quarta jun. 27, 02:16:00 da tarde, Blogger Stôra

Rapariga, tu fala tudo o que quiseres, tudo o que sentires! E mais vezes! ;)

*Beijinhos*

 

At quarta jun. 27, 02:37:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Mesmo a propósito, deixei-te uma pequena surpresa no meu blogue. Passa por lá para a levantares.

 

At quarta jun. 27, 02:57:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Nós somos o que fazemos. É o que me ocorre dizer.

 

At quarta jun. 27, 07:17:00 da tarde, Blogger Marina

IC, os bons alunos deixam saudades, mas os "marotos" talvez ainda mais!

Stora, ja sabes que eu sou uma fala-barato! :P

Bell, grelos?????
loooooooooooooooooooooooooooooool
Ainda nao consegui parar de rir!

Vitor, acho que e mais ao contrario... Nos fazemos o que somos!

Beijitos para todos

 

At quinta jun. 28, 02:18:00 da tarde, Blogger Lusófona

Olá Marina!

Gostei do seu texto! Acho que é bacana a troca de experiências que o blog proporciona. Eu tenho primos e amigos professores e adoro as suas histórias com os alunos, são sempre uma lição de vida :)

Penso que o professor/a é uma "espécie" de segundo pai/mãe. Até hoje tenho um carinho muito especial por alguns professores que foram grandes amigos para mim.

Beijinhos e fica bem

 

At quinta jun. 28, 04:36:00 da tarde, Blogger Prof

E isso é o mais importante; são as aulas e os alunos que verdadeiramente valhem a pena e é apenas por eles que há doze anos consecutivos eu assino contratos atrás de contratos...
Beijinhos!

 

At sexta jun. 29, 07:11:00 da tarde, Blogger A Professorinha

E eu ia-me esquecendo da semana do dizer bem... só tenho dito mal hehehe... ou pelo menos criticado. Tenho que pensar no assunto para ver se falo bem...

 

At sexta jun. 29, 11:19:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Está tudo dito!! E muito bem dito!
Concordo contigo, deve dizer-se bem sempre! Mas é, muitas vezes, mais cómodo dizermos mal...
Gostei muito do teu texto, espero que continues assim a "dizer bem"!

Beijinhos :)

 

At sábado jun. 30, 12:45:00 da manhã, Blogger Marina

Lusofona, concordo contigo! Os professores tem sempre historias giras para contar!

Jade, se algum professor nao gostar do que faz, nao aguenta, de certo, a incerteza de tantos contratos...

Professorinha, vais ver que nao tens de pensar assim tanto! =)

Cris, acho que dizer bem e tao facil como dizer mal! E so preciso sentir assim!

Beijitos e bom fim de semana para todas

PS: Eu ainda nao me esqueci dos compromissos literarios! :P
E da tua surpresa Bell!