30 de junho de 2007





Torres Vedras, cidade do Oeste Selvagem.
Onde os xerifes locais tentam fazer cumprir a lei.
Quer dizer, não que a cidade esteja repleta de mafiosos convictos ou terríveis assassinos! Nada disso.
Trata-se de uma classe de verdadeiros fora-da-lei denominados os "sem-estacionamento".
Estes, numa busca incessante por lugares onde possam colocar os respectivos veículos, apropriam-se, sem distinção, de qualquer pedacinho de terra que se encontre debaixo do céu (ou de uma varanda!).
Nesta categoria incluem-se acessos a garagens de vizinhos e portões, acessos a contentores do lixo, passeios, entre muitos outros.
Mas, sem dúvida, a modalidade de estacionamento preferida dos nativos é o estacionamento em segunda ou, até mesmo, terceira fila, bloqueando o número máximo de carros que consigam (frequentemente, o meu está incluído...).
Ora, consequência da criatividade no estacionamento, eis que a minha rua, a qualquer hora entre as 8 da manhã e 8 da noite (e, por vezes, a outras horas que se encontram fora desse intervalo) se torna o local propício a um coro de buzinas permanente.
E o que tem isso a ver com o título deste texto?
Bem, é que, para evitar alguns constrangimentos, uma autoridade responsável (não sei quem trata destes assuntos, confesso!) decidiu colocar na minha rua este sinal.













E eu, que sempre aprendi que a letra m, em Português, é a abreviatura de metro, que nada tem a ver com a duração do referido estacionamento, fiquei um pouco confusa...
Será que talvez tenham pensado em abreviar a palavra minuto?
Nesse caso, deveriam, na minha opinião, ter escrito min.
Pois agora, com a colocação do novo sinal, o espaço tornou-se apenas em mais uma oportunidade para os “sem-estacionamento” transgredirem a lei.
É que, toda a gente continua a estacionar lá e por mais de 15 minutos!
Mas eu agora percebi tudo: claro que as pessoas não cumprem as indicações do sinal, apenas porque não as percebem!
É que a relação entre espaço e tempo, é coisa que implica tanta física, que só está acessível à mente de um verdadeiro Einstein!

Bom fim-de-semana!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 16:15
14 Comentários:


At sábado jun. 30, 07:09:00 da tarde, Blogger olho_azul

Só mesmo o teu humor!!!!
Realmente, passamos o tempo a ensinar os alunos que m quer dizer metro e que min é minuto e depois vêem os agentes da autoridade contradizer-nos...

Bom fim de semana
Beijocas

 

At domingo jul. 01, 01:51:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Espaço-tempo em dois minutos.

Considera-se um referencial S e um referencial S'.
Admite-se que a única medida que é conservada nos dois referenciais é a distância (dx,dy,dz) que a luz percorre num tempo (dt). Temos então a possibilidade de definir uma métrica:
ds^2 = dx^2 + dy^2 + dz^2 - (cdt)^2
ou outra métrica equivalente
ds^2 = (cdt)^2 - dx^2 - dy^2 - dz^2

Esta métrica é então o que interliga os dois referenciais. Para Galileu a métrica era ds^2 = dx^2 + dy^2 + dz^2. E o tempo era absoluto.

É preciso achar a transformação que relaciona o espaço e o tempo nos dois referenciais, mantendo a métrica.

Seja a posição espaço-tempo no referencial S dada por: xk = (ct,x1,x2,x3) (na segunda métrica)
Seja a mesma posição espaço-tempo no referencial S' dada por xk' = (ct',x1',x2',x3') (também na segunda métrica)

Logo:
xk_p' = xk_o d(xk_p')/d(xk_o)

Onde d(xk_p')/d(xk_o) é a transformação de Lorentz entre os dois referenciais.
A transformação de Lorentz terá de conservar a métrica, nomeadamente, a pseudo-norma:
xk.xk = xk'.xk' (como vem da definição de espaço vectorial, isto é, preserva o produto interno - a métrica)

Vem então que a transformação de Lorentz terá de ser:
x1' = gama ( x1 - beta*x2 )
x2' = gama ( x2 - beta*x1 )
x3' = x3
x4' = x4

(na segunda métrica e considerando um referencial onde a velocidade - v - que relaciona os dois referenciais é paralelo a x)

onde:
beta = v/c
gama = (1-beta^2)^(-1/2)
x1' = ct'
(x2',x3',x4') = (x,y,z)

Portanto a questão é, se o m (metro)=>m (minuto), é preciso definir em que circunstância. A menos que eles considerem um carro a aproximar-se a cerca de 5km/h do semáforo e, nesse momento, converte-se a distância em tempo. Ou seja, em 15 metros percorridos no referencial do carro passam t segundos no referencial do semáforo e t' segundos no referencial do carro, sendo o tempo de permanência permitido dado por (t-t'), isto é, o desvio de tempo entre os dois referenciais. No entanto, 5km/h << c => t' = t => o tempo de permanência é 0.

Nota: Por simplicidade não se consideraram efeitos de aceleração. Mas o resultado geral v << c => t' = t, continua a valer.

 

At domingo jul. 01, 01:53:00 da manhã, Anonymous Anónimo

ups, onde está "semáforo" devia estar "sinal".

 

At domingo jul. 01, 01:59:00 da manhã, Anonymous Anónimo

uma coisa que se calhar não ficou clara:

xk.xk = x_k.x^k
isto é, produto interno do contravariante com o covariante.
Onde o x_k e o x^k se relacionam obviamente pela métrica.

Ah, e admitiu-se também a notação mais comum, isto é, índices repetidos presumem a soma, portanto

xk_o d(xk_p')/d(xk_o)

é soma em 'o'.
Como teria de obviamente ser, uma vez que

xk_o d(xk_p')/d(xk_o)

pressupõe e contracção do tensor d(xk_p')/d(xk_o).

 

At terça jul. 03, 12:22:00 da manhã, Blogger Prof

Marina, as coisas que eu aprendo contigo! Confesso a minha ignorância mas eu sou aquela pessoa típica que só percebe mesmo de Letras. Não sabia que minutos se deve abreviar com min e m é apenas para metros e se alguma vez aprendi já se me tinha varrido...
Onde se prova que nos blogs também se aprende...
Beijinhos!

 

At terça jul. 03, 01:06:00 da manhã, Blogger Marina

Anonimo, em primeiro lugar, deixe me agradecer lhe o contributo cientifico aqui neste meu sitio.
As minhas costelas de fisica ficaram entusiasmadas, confesso!
Ja nao ouvia falar da palavra "tensor" ha algum tempo!
Devo dizer-lhe, em primeiro lugar, que é uma pena nao se identificar... quem sabe nao tera um blog interessante para eu visitar e aprender umas coisas? ;-)

Depois permita-me que nao concorde consigo, esta leitura do espaço-tempo demorou um tudo nada mais que 2 minutos! Ate para mim, que ja nao e a primeira vez que vejo estas coisas escritas!
Imagine agora o que seria explicar isto a muitos dos meus vizinhos... Acho que o incumprimento do sinal se justifica!

Mas agora, depois de tanta dedução, estou um pouco confusa...
Entao, se queremos que m(metro)=m(minuto), nao basta garantir que v=1m/1 min= 0,0167 m/s?
Ate porque se t=t', x=x' (pelo mesmo motivo de v << c) e podemos fazer o calculo em qualquer um dos referenciais!

Se como diz, a velocidade do carro é de cerca de 5Km/h, convertendo essa distância em tempo obtem-se que o carro percorre a distância de 15 metros em cerca de 10,79 segundos e, apesar de t=t', 1minuto nao equivale a 1 metro!!!
Ou nao?

Ate breve!

 

At terça jul. 03, 01:09:00 da manhã, Blogger Marina

Olho Azul, o problema e quando, muitas vezes, os nossos miudos acreditam mais na tv que em nos...

Jade, tenho que fazer valer a minha nomeação para thinking blogger, e por os neuronios visitantes em acção! =)

Beijitos p as duas!

 

At terça jul. 03, 11:34:00 da manhã, Blogger Lusófona

Eu também entendo o M como metro, e sempre soube que min é minuto abreviado...

Deve ser uma barulheira na sua rua, heinn... que chato!!!

 

At terça jul. 03, 01:26:00 da tarde, Blogger A Professorinha

Então tu querias que eles escrevessem min em vez de m?... Ah rapariga, tu nao vês que é para pouparem espaço na placa!! Afinal para escreverem min tinha que alargar a placa!!

Beijinhos

 

At terça jul. 03, 10:50:00 da tarde, Blogger matilde

Antes de mais permitam-me sugerir que a Marina e o Anónimo para a próxima não se esqueçam de tomar as gotas entes de escreverem comentários... Se não permitirem... pois... já está..:$

Depois disto venho informar a menina Marina que a propus lá no meu vendaval. Tens uma vantagem - não tens de fazer nada a seguir. O prazo está mesmo mesmo a teminar ;)
[Quem é amigo quem é?... :P]

 

At quarta jul. 04, 01:27:00 da manhã, Blogger Marina

Lusofona, confesso que ja me habituei.
Mas quando me mudei, acordava com as buzinadelas constantes...

Professorinha, entao nao e que tens razao?
Por isso é que tambem nao puseram o "e" de cargas "e" desgargas! ;-)
Muito bem observado!

Tit, se continuas a disparatar, eu ainda volto a por censura! :P
E quanto a nomeação, a tua sorte é eu nao ter mesmo de fazer nada!
Porque, em primeiro lugar, tendo em conta o meu ritmo de resposta a estas tarefas, so iria acabar la para Setembro (e eu tenho de escrever a tese, lembras-te?)
E, em segundo lugar, ainda te grelava! E depois, para alem de me obrigares a quebrar uma promessa (coisa feia!) ainda queria ver-te a fazer saladas de grelos!
eh eh

Beijitos para as 3

 

At quinta jul. 05, 10:55:00 da manhã, Anonymous Anónimo

15 metros no sentido da direita.

Mas ok, eu percebo que em Torres isso seja um bocadinho dificil de compreender. Na Venda (tchii vizinha..uhhuuu..) tenho um sinal de sentido proibido no final da minha rua, que diz "excepto acesso ás garagens" que é o meu caso. É sempre dificil explicar aos Venda-do-Pinheirenses que na hora de ponta querem DESCER a minh rua, que eu vou SUBIR a minha rua, nem que tenha de os esbofetear a todos.

 

At sábado jul. 07, 10:31:00 da tarde, Blogger Andreia

Ouvi dizer que gostas de desafios, será verdade??
Espero que sim, pois foste desafiada lá no meu cantinho;)

Beijinhos

 

At domingo jul. 08, 11:32:00 da tarde, Blogger Marina

Vitor, nunca tinha pensado como se chamariam as pessoas da Venda do Pinheiro!
Isso de nao cumprir sinais de transito deve ser moda aqui pelos nossos lados.

Andreeinha, eu ate que gosto de desafios...
Mas ando um bocadito atrasada com os TPC... :-(
Mas eu respondo, prometo!