25 de abril de 2007
















- És livre? – perguntou.
- Hummm... Acho que sim! – respondi eu, sem saber muito bem o que queria isso dizer.
- Achas?
- Quer dizer...sou livre, é verdade. Mas acho que não posso dizer que o sou totalmente.
- Porquê?
Foi aqui que percebi que não tinha margem para fugir com uma resposta de “talvez”. Depois de uns segundos de indecisão, respondi, com a minha melhor convicção.
- Sou livre porque posso tomar as minhas próprias decisões. Porque posso decidir o que quero ou não fazer. Porque posso dizer o que me vai na alma. Mas também é verdade que na sociedade existem regras, códigos, que tenho de respeitar. Porque não vivo sozinha e a minha liberdade tem de ter em conta a liberdade dos outros. Porque as minhas verdades não são absolutas e as verdades dos outros, por serem diferentes das minhas, não têm de ser menos verdadeiras...
Ela sorriu e mais uma vez insistiu.
- Mas afinal, és livre ou não?


Hoje, comemorando a liberdade que outros conquistaram para mim [em 1974 eu ainda só existia nos sonhos dos meus pais! =)], tomei a liberdade de não vos deixar cravos!
Deixo a flor e a borboleta.
Se quando vierem a borboleta não estiver, não se preocupem!
Ela sim, é completamente livre de voar e ir embora!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 18:47
10 Comentários:


At quinta abr. 26, 01:19:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Também acho que não somos livres, pelo menos da mesma forma que a borboleta o é, há sempre algo que nos prende, que nos impede de voar, seja a educação, os valores morais, as necessidades económicas, as responsabilidades, as obrigações familiares,... Meu Deus! Vivemos amarrados!

 

At quinta abr. 26, 05:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Muitas vezes nem as borboletas são livres!

Vem ao meu cantinho, tenho uma surpresa para ti!

Beijinhos :)

 

At quinta abr. 26, 07:42:00 da tarde, Blogger Stôra

Esta flor é muito mais bonita do que um cravo :) Ainda vejo a borboleta... as fotografias têm este senão: "prendem" as coisas nelas! Assim a borboleta nunca vai voar! hehe :P
*Beijinhos*

 

At quinta abr. 26, 11:21:00 da tarde, Blogger Prof

Em primeiro lugar, parabéns pela colocação! Tardou mas foi. Relativamente ao tema da liberdade é um assunto que me é muito caro. Concordo com a análise que fizeste. Considero que à pergunta és livre? se pode responder de duas formas. Sou livre se por liberdade se entender escolher entre as opções que se me apresentam; não sou livre se por liberdade se entender fazer tudo aquilo que se quer (não se deve confundir liberdade com libertinagem). Mas também se pode problematizar o conceito: serei realmente livre? Se calhar, escolho aquilo que já estava determinado e aí caímos no determinismo e a escolha é apenas aparente. A forma como entendo o determinismo não está relacionada com nenhuma forma de determinismo religioso. Prende-se mais com um determinismo físico do género do efeito borboleta. Aquilo que acontece agora pode ter uma causa remota que nem sequer me ocorre...
Desculpa Marina! Contaste uma história tão bonita e eu para aqui a divagar!
Interessa respeitar, de facto, a liberdade que outros conquistaram para nós.
Um beijinho!

 

At sexta abr. 27, 12:29:00 da manhã, Blogger Marina

Bell, concordo contigo mas acho q nao vivemos assim amarrados!
Ou se calhar vivemos... mas pelo menos temos liberdade para escolher as amarras...
Ai que isto e tao confuso!

Cris, obrigada pela surpresa! =)
...
Estou assim babada!
Quando tiver tempo, irei responder!
...
Obrigada!

Stora, eu nao agradeço que nao sou a dona da flor! ;-)
Mas as fotografias não prendem as coisas, so prendem a imagem q temos delas!
A borboleta... anda por ai!

Beijitos

 

At sexta abr. 27, 12:41:00 da manhã, Blogger Marina

Jade, desculpa, mas so agora vi o teu comentario.
Quanto a colocaçao, estou mt feliz!Mesmo!

Concordo plenamente com o que dizes.
Pena que isso nao me permita tirar nenhuma conclusao...
E estas sempre a vontade para divagar aqui no meu sitio, ate porque acho que divagas mt bem! ;-)

Beijitos Jade e ate breve!

PS: Efeito borboleta! Dava um trocadilho giro para a foto!

 

At sexta abr. 27, 10:17:00 da tarde, Blogger A Professorinha

A liberdade conquistamo-la nós... Todos os dias :)

Beijinhos :)

 

At sábado abr. 28, 11:03:00 da tarde, Blogger Lusófona

Que lindo post, Marina!!

Beijinhos e um Feliz Domingo

 

At domingo abr. 29, 09:53:00 da tarde, Blogger olho_azul

Quem dera ser como a borboleta...
Mas a liberdade tem sempre um reverso e esse às vezes nem sempre é cumprido da melhor maneira.
Um abraço

 

At domingo abr. 29, 10:36:00 da tarde, Blogger Marina

Professorinha, Lusófona e Olho Azul, obrigada pelas vossas palavras simpáticas! =)
É mesmo complicada esta coisa da liberdade...

Até breve!