10 de abril de 2007



















[Fonte Santa, Março 2007]


Entre outras múltiplas e diversas categorias, podemos classificar as pessoas como “pessoas-de-gatos” e “pessoas-de-cães”.
Eu pertenço, definitivamente, ao primeiro grupo.

Dos gatos, admiro a inteligência e o carácter.
É impossível, para mim, ver um qualquer felino na rua sem tentar uma aproximação!
No entanto, há pessoas que, não distinguindo entre uns e outros, preferem manter-se à distância de ambos os animais.
Era assim a minha mãe.
A simples ideia de um gato ou cão (ou outro qualquer animal) presente no seu território a deixava, no mínimo, incomodada.
E foi assim durante muitos e muitos anos.
E continuaria assim, provavelmente, não fosse ter aparecido na nossa vida a linda criatura da foto!
A história é simples.
Era de uma tia, vizinha, que morreu. A casa ficou vazia, a gata ficou com fome e doente...
Começou por ir a nossa casa à procura de comida.
E lentamente, que isto de criar laços não é tarefa fácil (já dizia a raposa ao Principezinho!), foi-nos adoptando!
Foi ficando para dormir, um dia após outro, conquistando espaço.
Mantendo uma pose inabalável, sempre se achou senhora e dona do seu território!
Decidi chamar-lhe Rainha Dona Amélia.
Durante mais de um ano foi nossa.
Que eu, não sendo uma residente habitual na casa dos meus pais, sempre a considerei minha.
Há cerca de 3 semanas, adoeceu.
Pressentindo, talvez, que ia morrer, saiu de casa antes de conseguirmos perceber o que lhe tinha acontecido.
Encontraram-na, já morta, na casa velha da tia da minha mãe.
A única gata que conseguiu o feito inigualável de ter a admiração da minha mãe!


Ao caminhar, há pouquinho, pela rua, um gato simpático cruzou o meu caminho.
Não pude evitar lembrar-me dela...
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 01:04
13 Comentários:


At terça abr. 10, 03:58:00 da manhã, Blogger Estranha pessoa esta

Não li o post..
Vi a imagem do gato.. e não fui capaz!
Tenho fobia a gatos porrinha!

Volto amanhã :P

 

At terça abr. 10, 12:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Adoro gatos, e toda a família de felinos! Agora que tenho um cão, também estou aprendendo a adorá-los. Embora, os gatos sejam mais inteligentes, independentes e astutos.

Beijinhos e uma linda semana

 

At terça abr. 10, 04:08:00 da tarde, Blogger Prof

Olá Marina! Já estava com saudades!
Eu sou uma pessoa-de-cães, no entanto acho os gatos lindos. A tua Rainha Dona Amélia era linda. Talvez agora um rei se cruze no vosso caminho!
Beijinhos!

 

At quarta abr. 11, 03:29:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Fizeste-me lembrar as minhas gatas! E o meu cão que também se afastou para morrer.

 

At quarta abr. 11, 06:53:00 da tarde, Blogger Unknown

Lamento a tua perda :(

Que posso eu dizer sobre o assunto ... eu não me encaixo em nenhuma das categorias porque eu sou uma pessoa-de-animais!!!
Em minha casa sempre houve bicharada, muita e diversificada, e creio que é por isso que os aprendi a respeitar e admirar e na maioria dos casos gostar :) quer como espécie quer como individuo.

Espero que não deixes o lugar desta vazio por muito tempo.
Fica bem beijo

 

At quarta abr. 11, 07:25:00 da tarde, Blogger Stôra

Adoro animais :) Tenho dois gatinhos e um cãozinho! Quando são criados juntos desde pequeninos, dão-se muito bem - é o caso dos meus!
*Beijinhos*

 

At quarta abr. 11, 10:50:00 da tarde, Blogger Marina

Estranha, fobia de gatos????
tens de fazer umas sessoes de terapia para curar isso!

Lusofona, pois eu tambem gosto de caes... mas so assim mais ou menos! Nao e a mesma coisa que a minha empatia felina! ;-)
E tenho sempre um bocadinho de medo...

Jade, que saudades tambem!
Quanto a reis no nosso caminho, so mesmo os gatos que faziam fila la à porta, mesmo que ela passasse e os ignorasse por completo! ;-)

 

At quarta abr. 11, 10:59:00 da tarde, Blogger Marina

Bell, achas que eles sabem que vao morrer e por isso nao querem que nos, os donos, assistamos?
Fiquei a pensar nisso...

Teresa, eu no fundo tambem sou uma pessoa-de-animais!
Mas gatos em especial, pronto!
Quanto ao lugar, vai ser dificil preencher...
Eu n tenho espaço no apartamento e a minha mae... duvido que ela permita uma nova invasao felina!

Stora, eu tambem conheço casos desses.
O meu avo tem uma cadela que adora ter os gatos a volta!

Beiijtos para todas

 

At quarta abr. 11, 11:50:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Foi o que pensámos na altura. Ele estava muito velhinho, mal se mexia, no entanto, nesse dia, afastou-se devagarinho e já não voltou.

A tua Dona Amélia parece-me que procurou a casa que sempre conheceu para aí terminar os seus dias.

 

At quinta abr. 12, 12:09:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Eu sou mais uma pessoa-de-cães, apesar de não ter bichinhos cá em casa! Tenho dois traquinas que dariam tudo por um amiguinho desses!!
Lamento a tua perda. Há animais que nos surpreendem pelas suas atitudes. Acho que ela vos quis poupar ou quem sabe "partir" no lugar onde nasceu!

Beijinhos

 

At quinta abr. 12, 01:05:00 da tarde, Blogger o alquimista

No sublime te li...

Beijinho

 

At segunda jun. 25, 12:27:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Existem "pessoas-de-nada"?
É possível não se gostar particularmente de nada e em geral de muita coisa, sem nenhuma preferência?
Cinzentos ou estranhos?
Arrogantes ou universalistas?

;)))
Tens um blog interessante.

 

At terça jun. 26, 01:54:00 da manhã, Blogger Marina

Vitor, acho que podem existir pessoas que nao gostem de nada em particular e em geral de muitas coisas!
Mas geralmente as pessoas-de-nada que eu conheço ficam-se por nao gostarem a serio de coisa nenhuma...nem no geral nem no particular...

E o importante acho que nao e gostar de muitas coisas mas gostar com intensidade...

Obrigada pela visita e ate breve!