13 de abril de 2007














[imagem roubada daqui]


Espero que todos vós que aqui frequentam o meu cantinho sejam recicladores habituais e adeptos da teoria dos 3 R.
Por isso, lembrei-me de vos dizer (para o caso de ainda não saberem) algumas coisas que aprendi hoje na TV sobre a utilização da correspondência com consciência ambiental.

PARA REDUZIR:
Sabiam que os envelopes mais difíceis de reciclar são os almofadados?
Porque têm uma grande percentagem de plástico mas também uma grande percentagem de papel. Então, se queremos ser amigos do ambiente, devemos evitá-los ao máximo e utilizá-los apenas para enviar objectos realmente frágeis.

PARA RECICLAR:
2 – Sabiam que podemos colocar os envelopes com janela directamente no ecoponto sem tirar as janelas de plástico?
Antes não era assim, mas agora os centros de triagem já tratam de tudo, reaproveitando tanto o papel como o plástico. Basta, para isso, colocar os envelopes inteiros no ecoponto azul.

PARA REUTILIZAR:
3 – Esta é, na minha opinião, a mais interessante: sabiam que é possível reutilizar envelopes?
Ao contrário do que eu sempre pensei, é perfeitamente possível e legal pôr uma etiqueta por cima dos nomes do remetente, do destinatário e dos selos, e substituir!
Basta que tenhamos cuidado a abrir os envelopes para que não fiquem danificados.
O que eu vi na televisão (utilizado como exemplo) tinha uma folha A4 branca colada sobre toda a frente do envelope.
Isto é particularmente importante para os tais envelopes almofadados que são realmente mais difíceis de reciclar mas também são mais resistentes, o que facilita a reutilização!

E agora que já sabem, é só pôr em prática! =)
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 00:31
9 Comentários:


At sexta abr. 13, 11:17:00 da manhã, Blogger Lusófona

Olá Querida!! Eu também quero fazer um post sobre esse assunto. Acho muito importante ressaltar e informar sempre..

Preocupo-me sim com a natureza, ecologia, e tudo que seja respeito a reciclagem...Obrigada pela dica :)

Beijos

 

At sexta abr. 13, 08:37:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Francamente nunca tinha pensado em reciclar envelopes. Mas também as únicas cartas que recebo são contas...

 

At sexta abr. 13, 10:57:00 da tarde, Blogger A Professorinha

Reutilizar eu faço... quanto amis não seja com os sacos do supermercado... O resto, envergonho-me de o dizer, mas não consgui aplicá-lo aqui em casa... e como passo aqui pouco tempo é difícil..

Beijinhos

 

At sábado abr. 14, 01:35:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Eu digo o mesmo que a Bell. Mas acho que vou pensar em aproveitar os envelopes das contas para devolver a publicidade que vem sempre junta com as ditas contas eh eh eh
Beijinhos, Marina.

 

At sábado abr. 14, 03:26:00 da tarde, Blogger Marina

Eu acho que até me porto bem com o ambiente! =)

Quanto à correspondência, até tenho vergonha de dizer, mas tenho em casa uns 3 ou 4 envelopes cujo destinatário esta preenchido mas que não cheguei a utilizar. Sempre tive esperança de algum dia ter de mandar alguma coisa para as referidas pessoas e podia reutilizá-los!

Quanto a dica, Lusofona, nao tens nada que agradecer! =)

Bell, e podes começar a reciclar os envelopes das contas! Porque nao?

Professorinha, o que custa é começar!
So precisas de um caixote (nem precisa ser mt grande) para colocares o lixo separado...

Quanto às contas, IC, acho que é uma optima ideia! ;-)
Pena que nao podemos devolver tambem as contas...

Beijitos e bom fim de semana para todas

 

At sábado abr. 14, 06:03:00 da tarde, Blogger matilde

A reutilização dos envelopes almofadados é coisa que ja há uns tempos que fazemos na escola... - tanto pelo ambiente como pelo orçamento... ;)
Quanto a poder pôr no lixo os envelopes com janela, sem retirar a janela, é uma óptima notícia, não só para o ambiente mas também para mim - é que vai-me poupar algum tempo... =)

 

At domingo abr. 15, 01:39:00 da manhã, Blogger Prof

Algumas dicas eu sabia, outras fiquei a saber. Obrigada por partilhares a informação!
Beijinhos!

 

At domingo abr. 15, 10:54:00 da tarde, Blogger Marina

Ai Tit, que estou tao orgulhosa da minha ex-escola! =)
E que vais fazer tu com o tempo que poupares na reciclagem de envelopes?
Pão-de-ló com chocolate?

Jade, ainda bem que as dicas foram úteis!
Agora é so pores em pratica!

Beijitos

 

At segunda abr. 16, 02:46:00 da manhã, Blogger Estranha pessoa esta

Muito boas estas dicas.
Não sabia nada disto! ;)

Abraço grande deste lado do Oeste Selvagem **