31 de outubro de 2006







Passamos o tempo a lutar com o tempo...

Apercebi-me hoje mesmo que uma das vizinhas da minha rua já tem luzes de Natal na varanda. Não sei se ela reparou mas estamos ainda em Outubro!!! Já me disseram que o Natal é quando o Homem quiser mas... não era preciso levar a frase à letra!

Não percebo. Por que motivo insistimos nós em querer controlar o que não podemos?
Porquê insistimos em viver as coisas apressadamente, sem lhes dar o devido tempo para serem preparadas? Para serem saboreadas... sentidas...


Deixo-vos uma frase de um dos meus livros que já algum tempo que não lia, mas que precisei hoje de ir buscar.

- O que é um ritual? – perguntou o principezinho.
- (...) É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias e uma hora diferente das outras horas.

O Principezinho
Antoine de Saint-Exupéry
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 00:30
11 Comentários:


At terça out. 31, 03:22:00 da manhã, Blogger Estranha pessoa esta

........
Não consigo comentar.
Sufoquei.

volto mais tarde.

 

At terça out. 31, 12:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Ó rapariga, nem parece que és das ciências. Então vais escrever uma coisa destas: "Não percebo. Por que motivo insistimos nós em querer controlar o que não podemos?" Onde estaríamos agora se seguíssemos isso à risca? Melhor? Provavelmente. Mas o ser humano nunca deixará de tentar. É a natureza dele. Se pode, ou não, controlar, a seu tempo o descobrirá, mas nunca deixará de tentar. Se evoluímos (ou degenerámos), foi graças a isso.
Quanto à tua vizinha, será que ela quer viver as coisas apressadamente, ou, pelo contrário, quer que durem mais? Percebo a tua indignação em relação às lojas, porque o interesse delas é óbvio (não te esqueças da crise). Mas quanto às pessoas que enfeitam as casas já, eu prefiro acreditar que o fazem pela necessidade (mesmo inconsciente) de sentirem o mais cedo possível o tal espírito de Natal que, por mais afastado que esteja da génese, continua a ser muito positivo e a trazer ao de cima o melhor do ser humano. É que, apesar do consumismo já ser inseparável da quadra, ainda há algo que se sente nessa época que não há no resto do ano. Se calhar não devia ser assim, mas não é isso que o torna especial e evita a sua banalização?
Também não sei até que ponto a preparação não poderá ser inimiga da fruição.
E atrevo-me mesmo a discordar do Exupéry. Ou, se calhar, a acrescentar. O ritual pode, de facto, levar a que um dia ou momento sejam diferentes, mas isso não é exclusivo dele. O acaso, o improviso ou o inesperado podem, quanto a mim, produzir os mesmos resultados. E deram muito menos trabalho.

 

At terça out. 31, 04:46:00 da tarde, Blogger Prof

Uns querem que o tempo passe a correr, cheios de pressa de chegar ao amanhã e eu quero que o tempo passe muito devagar para que possa fazer tudo o que preciso num dia...
Bom feriado!

 

At terça out. 31, 10:40:00 da tarde, Blogger Marina

Estranha pessoa, espero q ja estejas recomposta!
Tambem nao era caso para tanto...

Anonimo, e verdade que sou das ciencias, mas com o tempo...nao ha nada a fazer! Ate nos graficos costuma ser a variavel independente, aquela de qual as outras dependem e que nunca se controla...
Acho que tens alguma razão a propósito do Natal, mas para mim, a maior parte dessas coisas não passam mesmo de uma banalização, não consigo encontrar-lhes conteúdo...
E para mim, a importância do ritual está mesmo no trabalho, mais do que no momento! Assim, o momento pode ser importante, mas não se limita a si próprio.

Jade, como eu concordo contigo! Mas acho que o melhor e simplesmente deixarmo nos conduzir pelo tempo...
E os feriados costumam ser optimos para nos deixarmos conduzir!

Beijitos

 

At terça out. 31, 10:48:00 da tarde, Blogger A Professorinha

Olha, ri-me ao ler o teu post. Os meus vizinhos já têm a árvore de Natal montada com luzinhas e tudo...

Beijinhos da bruxinha professorinha (Feliz dia das Bruxas)

 

At quarta nov. 01, 10:19:00 da manhã, Blogger matilde

O tempo, o tempo, sempre o tempo... Poupamos tempo para termos mais tempo, sem saber muitas vezes para quê.
Em relação às luzes de Natal... gostei do comentário do anónimo. Concordo que talvez seja mesmo essa necessidade de fazer prolongar no tempo esse tal espírito de alegria - humana e material - característica do Natal.
O Princepeziho... tem aparecido com grande regularidade no meio de conversas e deambulações.
Rituais, surpresas... sem eles andávamos de certeza (mais?) perdidos no tempo.

 

At quarta nov. 01, 02:58:00 da tarde, Blogger Sara Batupé

Lindo!
É tão bom haver pessoas como tu, atentas às coisas que realmente importam :)

 

At quarta nov. 01, 09:59:00 da tarde, Blogger matilde

[Esqueci-me de gabar a música ;)]

 

At quarta nov. 01, 10:38:00 da tarde, Blogger Marina

Ai Professorinha, que esta gente anda toda taralhouca!

Tit, sempre o tempo...
As vezes ficamos preocupados porque nos falta...
Mas se nos sobra, tambem nao e melhor!
Andamos mesmo sempre a lutar com ele!
E agora baralhaste me!
Qual foi a musica que te esqueceste de gabar? E q eu hoje tenho 2!!! ;-)

Sarocas, como sabe bem ter te por ca! Mas ve la, n me envergonhes!
Que com essa frase ate fiquei sem jeito!

Beijitos p todas

 

At sexta nov. 03, 05:11:00 da tarde, Blogger Isabel

jMaravilhoso o princepezinho, daqueles livroa que se vai buscar sempre e não cansa nunca.

Um grande beijinho.


Isabel

 

At sábado nov. 04, 12:39:00 da manhã, Blogger Marina

É um daqueles que nao largo, Isabel!

Beijitos e bom fim de semana!