18 de dezembro de 2008




Tenho o hábito de, todos os anos, pelo Natal, oferecer uma prendinha aos meus alunos.
Nada de especial, apenas uns rebuçados ou uns bombons de chocolate.
Não é prémio. Não espero qualquer retribuição.
É simplesmente a minha maneira de lhes dizer que me preocupo. Que nesta altura, entre avaliações e correrias natalícias, também me lembro deles.
Este ano, por todas as mil e uma razões que me deixam tão triste nesta escola (em que não há sequer uma festinha de Natal), pensei, pela primeira vez, quebrar por completo com a tradição.
Mas hoje, nesta turma que tive ao último tempo deste último dia de aulas, achei que talvez valesse a pena arriscar.
E mesmo com muitas dúvidas se o deveria fazer, entreguei os testes, falámos das notas e no final deixei-lhes uns chocolates pequeninos.
E estes meninos, apesar das histórias complicadas e das partidas que a vida lhes vai pregando, continuam a ser uns meninos!
E mesmo com chocolates pequenos, retribuiram-me com sorrisos grandes! =)

Afinal, como poderia eu quebrar a tradição?
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 19:49
4 Comentários:


At quinta dez. 18, 09:10:00 da tarde, Blogger (Pa)Ciência

Por aqui tb não há "festinha-almoço-jantar-lanche-ou qq coisa do género" de Natal :( E a maioria desejou-me "Boas Férias" em vez de "Bom Natal" :(

 

At segunda dez. 22, 10:49:00 da tarde, Blogger IM

Marina, há sempre alunos que nos merecem...por esses vale a pena tudo o que possamos fazer, desdes os chocolates às ralhas...
:)

 

At quarta dez. 24, 12:56:00 da manhã, Blogger IC

Feliz Natal, Marina.
Beijinhos

 

At quarta dez. 24, 07:37:00 da tarde, Blogger Marina

Pa-ciencia, tens de lhes explicar que nao se diz "férias" mas "interrupção nas actividades lectivas"! ;-)

IM, tens toda a razao. É por esses que eu ainda continuo a trabalhar. É por esses que eu ainda arrisco comprar os chocolates.
Acho que alguns daqueles meus meninos nunca tinham recebido nada na escola...

Para ti, IC, e já agora para as outras meninas tambem, desejo um Feliz Natal! =)