25 de novembro de 2008





















Sempre gostei muito do Outono no meu Oeste.
Sempre gostei da serenidade destes dias, tocados pela delicadeza da luz e pelo dourado das cores.
Gosto especialmente do final das tardes, quando o Sol já está mais baixo e o ar frio começa a envolver o nariz.
Tem qualquer coisa de especial este frio de fim de dia, que cheira a lareiras e aquece qualquer coisa em mim!

É nestas alturas que, às vezes, num rasgo de loucura, me esqueço do tempo e encontro finalmente algum tempo para me encontrar.
E é nesses momentos, em que arrisco uma breve contemplação dos meus mundos, sentada nas pedras do poço do meu avô - um dos meus locais preferidos - que os meus gatos vêm ao meu encontro.
Sempre achei que curioso que me procurem quando estou imersa nos meus pensamentos. Lembro-me que sempre foi assim, desde a infância, e essas lembranças fazem-me sorrir!
Como os meus gatos sempre entenderam o que sinto tão melhor do que os humanos!
E enquanto caminho, ao encontro de mim, procurando (tantas vezes em vão…) respostas para o que não entendo, são eles que me acompanham.



















Às vezes desafiam-me a segui-los, seguindo ao acaso pelas ruazitas nesta terra perdida entre o mar e a serra.
Ontem foi um destes dias. Em que decidimos partir por aí.
Eu e os meus 4 gatos. A número cinco, carinhosamente chamada de Princesa Lily, preferiu, desta vez, o quentinho da palha (e mesmo quando regressei, decidiu continuar a dormir e ignorar os meus chamamentos...).

Com os outros caminhei, perdendo-me e encontrando-me a cada esquina.
Com eles a enrolarem-se nas minhas pernas e a procurarem o toque das minhas mãos.
Cada um com um jeito diferente de me entender e mimar. Não sei quem fica mais feliz com estas cumplicidades – se eu se eles!
Até que o Sol finalmente se pôs, o nariz ficou frio de mais e eu lembrei-me do tempo.
E, de repente, foi tempo para que também eu regressasse ao quentinho da lareira.

Os gatos? Esses ficaram na rua - a aproveitar mais um pouco a liberdade que o seu estatuto lhes confere.


O dia de hoje teve muito menos serenidade.
Talvez pela falta dos tons dourados no céu, talvez pela correria dos dias, também por tantas outras coisas de que não vou agora falar...
O texto, preparado de véspera - coisa rara por aqui - teve de esperar pela companhia das fotos. E apesar desta mistura de sentires, entre o ontem e o hoje, não quis deixar de o partilhar aqui.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 01:30
15 Comentários:


At terça nov. 25, 06:57:00 da manhã, Blogger Teresa Martinho Marques

Lindos... os gatos, as tuas palvras...
beijinhos

 

At terça nov. 25, 09:49:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Marina
Não conhecia este seu canto, mas gostei muito do seu cantar... com prosa feita de poesia!
Também eu me deixo encantar pelos poentes de Outono no "nosso" Oeste, em Santa Cruz.
"Pai Eduardo"

 

At terça nov. 25, 12:32:00 da tarde, Blogger Marina

Obrigada aos dois pelas palavras simpáticas. São sempre bem vindos a este meu cantinho! =)

Um obrigada especial à 3za pela inspiração para escrever este texto. Se não fosse aquela menina à janela... ;-)
E um obrigada também especial ao "Pai Eduardo" pelas inspirações para outras escritas - que foi com base em tantos atigos e textos seus que li que nasceu a minha tese. E de tanta inspiração que eu precisei! É bem mais fácil escrever poesia!

E também eu gosto muito de me deixar encantar pela praia de Santa Cruz.
Agora, que os meus caminhos se afastaram um pouquinho, vejo, às vezes, as fotografias e fico cheia de saudades...

 

At terça nov. 25, 04:34:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Fiquei com curiosidade em relação à tese e sua génese (além de ter passado pelo ITN)...
"Pai Eduardo"
edmartinho@clix.pt

 

At quarta nov. 26, 01:50:00 da manhã, Blogger Marina

Penso que já tratei do assunto! ;-)

 

At quarta nov. 26, 09:33:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Obrigado, Marina, pela sua disponibilidade em satisfazer a minha curiosidade. Apreciei muito o seu esforço, que não está ao alcance de qualquer um. Parabéns!
Um abraço,
Eduardo Martinho

 

At quarta nov. 26, 07:37:00 da tarde, Blogger IM

hummm...deixarmo-nos ir, sobretudo com quem pode saber para onde queremos ir...os (outros) animais, esses que sabem, como mais nenhum outro ser, captar os estados de alma e partilhar connosco um universo muito próprio...
Sempre que puderes entrega-te ao que os teus gatos sabem de ti. Ao contrário das pessoas, os animais jamais nos desiludem...
:)
(muito bonito este texto...quase que dei por mim sentada junto desso poço...com o Michael atrás dos gatos, pois está claro!!!! eheheheh)

 

At quinta nov. 27, 03:03:00 da manhã, Blogger Marina

Obrigada, IM, sempre que quiseres vir até cá, o poço tem espaço para mais um! ;-)
E é bem confortavel.
Uma espécie de cadeira de pensar como nas pistas da blue! lol
E olha que os meus gatos adoram cães.
O meu avô (que mora mesmo ao meu lado) tem dois cães que são como irmãos daqueles gatos todos!
Acho que o teu Michael se ia dar bem por lá! ;-)

Beijinhos até breve

 

At quinta nov. 27, 09:24:00 da tarde, Anonymous Anónimo

estava aqui a olhar para as fotos dos gatinhos e a pensar....

...a pensar...

que fixe que seria se tu, que tens a mania que sabes tirar fotos,conseguisses sacar 1 foto, não de fundo desfocado, mas em que o objecto principal da foto estivesse desfocado e o fundo focado....
HÃ!?!?!? aposto que nunca tinhas pensado nisto!!!

Agora a pergunta que se impõe.... estarás tu à altura desse desafio?? certamente não será fácil, mas podes sempre tentar.

Mostra o que vales... se quiseres depois até te dou umas dicas!

 

At sexta nov. 28, 04:50:00 da tarde, Blogger Ritinh@

Passei so para deixar, um Beijinho grande para ti e para os gatinhos!!!

Bom fimde semana, Marinaa!

 

At domingo nov. 30, 02:37:00 da manhã, Blogger Marina

Anónimo de estimação (eheheheh), CLARO que ja tinha pensado nisso! ;-)
Um dia destes mando-te uma dessas!
Beijinhos e porte-se com juizo

[Dicas? Tu??? Não me digas que vais enviar me os jornais do Lidl... looooooooooooooooooooool]

Ana Rita, beijinho recebido e retribuído! =)
Espero que a matematica tenha corrido 5 estrelas! ;-)

Beijinhos aos 2 e um bom fim de semana

 

At segunda dez. 01, 07:30:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Bem eu juro que tentei me inspirar, mas vou ter de ser sincera contigo, o motivo pelo qual não me consegui concentrar e comentar estes teus sentires que tão profundamente me tocaram, diz respeito a dois grandes traumas de infância que tenho, um com um poço, e outro com um gato.... deves estar confusa, eu explico, tinha eu mais coisa menos coisa, 7 ingénuos anitos, quando a minha melhor amiga me convida para ir ao jardim da avó dela que era mesmo ao lado da minha casa, e que tinha um poço. Poço esse que se encontrava sempre tapado, no entanto, naquele dia o avô dela tinha o destapado para o limpar, e então a minha amiga muito entusiasmada foi me mostrar o tal poço, o problema foi mesmo esse, entusiasmo a mais... ou seja, a minha amiguinha espreitou demais para o poço e acabou lá dentro, eu em pânico, felizmente não tentei ir lá dentro busca-la, mas sim chamar o avô dela.... E pronto a história felizmente terminou em bem, apenas com a minha amiga com um braço partido, e em mim ficou um valente trauma de poços... portanto adorei todas as tuas palavras porque realmente me fizeram visualizar-te à beira do poço.... mas pronto como deves imaginar, para mim foi uma imagem complicada.... pronto tá confessado. relativamente ao trauma do gato, deixo para contar-to apenas a ti...looool...
Enfim mas tal como já to tinha dito, as fotos estão muito muito afrente... E claro que os modelos fotográficos ajudam bastante a embelezar as fotos são mesmo fofys...
Bjinhos

 

At segunda dez. 08, 02:46:00 da manhã, Blogger Marina

CN (Quelaudeeeeeeeeeeeeeeeette!)

Depois de saber o trauma do gato, entendo porque nao o contas aqui!
Mas pronto, tambem nao sou eu que vou contar! :P
Resta me dizer...Pobres animais! eheheheheheh

E claro que os meus gatos sao todos lindissimos! ;-)
Ao vivo verias que sao mesmo extraordinarios!

Beijinhos e porte se com juizo no feriado

 

At segunda dez. 08, 04:02:00 da tarde, Blogger barriguita

só te digo uma coisa...mais do que palavras e sol e poço, adooooro gatos...os teu gatos são muito lindos, quase quase tão lindos como as minhas :)

 

At segunda dez. 08, 11:25:00 da tarde, Blogger Marina

Quero ver isso! :p