18 de outubro de 2007




















Estimado leitor do meu cantinho internético, hoje tenho uma coisa diferente para lhe propor.
Vou pedir-lhe para me acompanhar num exercício de abstracção.
Será que está preparado?

Respire fundo.

Comece por se imaginar dentro de um carro.
[Confesso que a minha experiência é mais Clios mas acho que deve ser igual em todos!Será?]
Agora visualize as suas mãos no volante.
Está a acompanhar?
Retire a sua mão direita* do volante e desloque-a um pouco para a direita*.
Irá encontrar um obstáculo.
Agora, empurre-o para baixo e verá acender, de forma intermitente, umas luzes no painel mesmo à sua frente. E se o puxar acontecerá algo semelhante.
Parece-me que terá também ouvido um efeito sonoro!


Gostou da experiência?

Preciso agora que me responda a umas perguntinhas!
Consegue descobrir o que acabou de fazer?
...
"Ligar os piscas"? Será que o ouvi dizer "ligar os piscas"? Bom trabalho! Era mesmo isso!
E diga-me uma coisa, sabe para que servem essas referidas luzinhas?
Pronto, eu dou-lhe um bocadinho para pensar.
...
Disse que se devem ligar quando o condutor muda de direcção ou quando pretende encostar, certo?
Acertou! Óptimo!

Diga a verdade, foi difícil?
Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, claro!
Que não me parece que esta pequena experiência exija assim um nível de abstracção tão grande...

Então por que raio aqui na minha nova cidade as pessoas, apesar de estarem efectivamente a ver os piscas, teimam em não os acender???
Será que eu tenho obrigação de saber para onde é que toda a gente vai virar?!
Ele há coisas...
Que uma pessoa muda de escola, muda de casa, muda de cidade.
Mas uma pessoa não está à espera é que mudem as regras da condução!


Pronto, eu confesso que também não domino propriamente a ciência automóvel.
Apesar do meu veículo (também conhecido como Clio-mais-fantástico-de todo-o-Oeste-e-zona-da-grande-Lisboa =o) ) ter feito 2 anos no passado fim-de-semana e apesar dos mais de 40 mil quilometros que percorremos juntos nesse tempo, apenas ha uns 3 meses eu aprendi que havia uma rodinha atrás do voltante que permitia mudar a estação do rádio!
[Não digam a ninguém que é vergonhoso!]


Mas, quer dizer, eu não tenho que avisar os outros condutores cada vez que a música não me agrada e mudo a frequência!!!


___________________________________________________________________

*ADENDA:
Onde está escrito "direita" leia-se "esquerda"!
Hoje, enquanto conduzia, apercebi-me da raiz do problema: as pessoas não acendem os piscas pois, tal como eu, trocam a direita pela esquerda, e acabam a ligar as escovas limpa pára-brisas!!!!

[Obrigada Sílvia Cristina! Tu é que dominas a arte de bem conduzir! =) ]

 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 00:35
8 Comentários:


At quinta out. 18, 04:01:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Partilho da tua inquietação, Marina. Após uma longa reflexão, conclui que compraram os carros em saldo, foram mais baratos porque não tinham piscas!!

E que dizer, daqueles que fazem pisca para a direita e cortam para a esquerda? Uma disfunção grave de lateralização.


(Sabes que nesse manípulo também existem 2 botões para aumentar e diminuir o volume do rádio? eheh O meu carro também é um Clio.)

 

At quinta out. 18, 06:44:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Vou-te confessar um pequeno segredo: algumas vezes também não uso o pisca quando vou virar se verifico que não vem ninguém atrás ou à frente para ser avisado... mas o meu filho dá-me logo uma lição de moral! (é preciso alegar em minha defesa que moro numa aldeia, numa rua onde passa um carro de hora a hora!)

Beijinhos

 

At quinta out. 18, 07:41:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Pois Marina, deixa-me dizer-te que a tua experiência com carros é mesmo muito limitada. Passo a explicar a razão: há carros, incluindo o meu, em que o manípulo da direita serve para ligar o limpa para brisas… ah pois é!
Por isso ñ te admires se algumas pessoas, incluindo eu, ao se imaginarem na situação que descreveste não respondam correctamente, ou melhor, não tenham o mesmo tipo de resposta que tu e outros donos de Clios!!!!!!

PS: Quanto à tal rodinha… está descansada que não digo nada a ninguém!

 

At quinta out. 18, 11:16:00 da tarde, Blogger Marina

Bell, andas a falar caro! :P
Disfunção grave de laterização???
xiiiiiiiiiii!
E nao te preocupes que os botoes do volume eu ja conhecia! So nunca tinha experimentado a rodinha!

Cris, acho muito bem q o teu filho te de uma lição de moral!
Que, como a minha mae diz, os stops sao para parar nem que seja no meio do deserto do Sahara. E com os piscas deve ser igual! Mai nada!!!

Silvia Cristina, confessa la que o teu sonho era trocares o teu azulinho (cujas manobras sao verdadeiros exercicios de ginasio, tal e o esforço! eh eh) e passares a pertencer a esse grupo de elite constituido pelos donos dos fantasticos clios!

Beijitos para todas

 

At sexta out. 19, 10:28:00 da tarde, Blogger Lusófona

Que texto bem humorado =0)
Há muita gente a conduzir que não deveria sequer pensar em conduzir.

Quanto a "rodinha do rádio"... antes tarde do que nunca :P

Beijokas

 

At domingo out. 21, 04:15:00 da tarde, Blogger Marina

E eu tenho que admitir que nao descobri a rodinha sozinha...

Beijitos e Bom Domingo!

 

At segunda out. 22, 08:00:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Não tem nada que agradecer.

Mas para a próxima faça melhor essa sua "pesquisa de campo".
Onde é que isso já se viu!!!
Uma Prof. de ciências exacta assim a atirar postas de bacalhau para o ar!

É devido a pessoas como tu (que trocam direitas por esquerdas e vice-versa) que este nosso pequeno país a beira-mar plantado é um dos países da Europa com mais acidentes de aviação.
LOL

 

At quarta out. 24, 08:12:00 da tarde, Blogger Marina

Olhe, Silvia Cristina, 2 coisitas p si:
-Nao sao postas de bacalhau, mas de sardinha, que as de bacalhau sao demasiado preciosas p se mandarem p o ar!
- Acidentes de aviação? eh eh
Eu sei que o meu cliozito as vezes quase q voa, mas nao era razao p tanto! :P

Beijitos Silvia Cristina
Ate amanha, que é p n teres mts saudades!!!