10 de outubro de 2007




- Professora, reparei numa coisa interessante! - disse o aluno com um brilhozinho nos olhos.
- Então, o que foi? - perguntei eu, curiosa.

- A professora escreveu no quadro 12 x 150 000 000 e eu, distraí-me, e fiz a conta ao contrário. E reparei que dava o mesmo resultado!


Eu não consegui evitar sorrir!

Não pensem que estava a troçar do aluno. Antes pelo contrário!

Fiquei até feliz porque ele, finalmente, tomou consciência de uma das propriedades mais básicas da multiplicação.
O meu aluno apercebeu-se de como a Matemática pode ser realmente espectacular! =)




Penso como é que ele chegou aqui (7º ano) sem se dar conta.

Que o aluno nem é um mau aluno.
Será que nunca se questionou?
Será que nunca tinha reflectido sobre este assunto?
Será que não compreendeu?
Que não me digam que nunca lhe tinham falado que a ordem dos factores de uma multiplicação é arbitrária!

Dou comigo a pensar que haverá tanta coisa que os nossos alunos mecanizam e não compreendem. Sobre as quais não se questionam. Algumas das quais nunca nos apercebemos.
Acho que em algum ponto do percurso escolar dos nossos alunos, alguma coisa (espero que não sejam muitas!) falha.
Que nesse ponto eles deixam de pensar. Ainda não consegui perceber porquê.
E há alguns que, nesse ponto, acabamos por perder...

Não sou professora de Matemática (apesar de ter querido sê-lo durante anos) e não tenho pretensões de criticar as estratégias que se usam no ensino da Matemática.
E se eu tivesse descoberto a solução, já a teria, com toda a certeza, partilhado!
Mas hoje, não pude evitar questionar-me.


 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 00:05
10 Comentários:


At quarta out. 10, 08:58:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Eles aceitam como verdades o que lhes dizemos e não questionam nem tentam compreender o porquê de ser assim. É terrível isso, em muitos aspectos.

 

At quarta out. 10, 11:31:00 da tarde, Blogger Marina

Eu concordo com o que dizes.
Mas as vezes, ponho me a pensar que, se calhar, nos é que estamos tao preocupados em cumprir planificacoes, em desenvolver competencias previamente definidas,... que acabamos por nao lhes dar tempo para pensar...

 

At quinta out. 11, 11:11:00 da manhã, Blogger Nenúfar Cor-de-Rosa

Ensinar pela descoberta e motivando os alunos, pondo-os a investigar é coisa que raramente se faz...era tão bom que isto fosse prática corrente! Eles (os alunos) vibravam muito mais com a descoberta e a exploração das coisas, que muitas vezes são servidas em "pratos já pré-cozinhados"!!

 

At quinta out. 11, 05:52:00 da tarde, Blogger olho_azul

São situações como essa, simples, que muitas vezes nos deixam a pensar naquilo que andamos mesmo a ensinar!
Beijocas

 

At sexta out. 12, 12:20:00 da manhã, Anonymous Anónimo

"Mas hoje, não pude evitar questionar-me", dizes. E fizeste muito bem em questionar. A descoberta do teu aluno só no 7º ano não será muto vulgar, mas já é vulgar os alunos mecanizarem sem compreenderam. É por isso que é muito importante ensinar a Matemática pela descoberta, como já foi dito aqui. Eu bem me farto de citar que "a matemática não se aprende com os olhos ou com os ouvidos, mas com o lápis no papel" ;)
Beijinhos

 

At sexta out. 12, 02:18:00 da tarde, Blogger IM

Tens toda a razão, mas penso que o problema vem do ensino anterior!! A minha filha, por exemplo, tem oito anos e quando ontem lhe perguntava pela tabuada do 6 (que tinha acabado de apender ontem!)disse tudo certinho! Então dei-lhe os parabéns e ela disse "Ó mamã, também é fácil! Quanto não te lembras quanto é 6x4, usas a propriedade comutativa, certo?". Fiquei feliz com esta tirada dela.
IM

 

At sexta out. 12, 11:17:00 da tarde, Blogger A Professorinha

Geralmente os alunos apenas "comem o que lhes dão" COmo diz a Bell, eles não questionam nem tentam entender nem procuram saber mais...

Beijos

 

At sábado out. 13, 11:18:00 da tarde, Blogger Marina

Girafa, ate que concordo.
Eu enquanto professora de CFQ gosto imenso de por os meus alunos a descoberta, mas acho que as aulas mais teoricas tambem sao importantes.
O segredo deve estar no equilibrio!

IC, Olho Azul, acreditem que questiono e muito! Sempre!
E por estes dias, o que me preocupa, nao e aquele que descobriu, mas os outros, que ainda nao descobriram, e que nao se manifestaram...

IM, mas os pais dos meus meninos tambem nao devem saber o que e a propriedade comutativa... Nao me parece que seja um bom tema de conversa, infelizmente.

Professorinha, e porque sera que isso acontece?
Custa me pensar que e simplesmente por preguiça...
Que eu ja dei aulas ao primeiro ciclo, e eles questionam-se sempre tanto... e depois uns anos mais tarde, parece que perderam essa capacidade...


Acho que vou continuar a pensar nisso...


Beijitos para todas

 

At segunda out. 15, 12:35:00 da manhã, Blogger vinte e dois

Quando os alunos aprendem a gramática (no meu caso, na disciplina de francês), eles sabem depois aplicá-la bastante bem nos exercícios. Mas o mais estranho é que, depois, se lhes pedirmos para escrever um texto onde terão que empregar essa mesma gramática, a maioria já não a consegue aplicar fora do contexto dos exercícios. Eles aprendem as coisas de uma forma mecanizada e depois não conseguem dar a volta para as aplicar muito simplesmente numa frase :)

 

At quarta out. 17, 07:33:00 da tarde, Blogger Marina

22, e q podemos nos fazer para melhor isso?