30 de agosto de 2007






Pode não parecer, mas escrever é um acto perigoso.
Torna as coisas reais. Às vezes, demasiado...
Partindo dos nossos pensamentos, dá-lhes forma.
Traz à luz o que nem sabíamos ter pensado.
O que sentimos e nem nos lembramos...
É que depois de se escrever, já não se pode voltar atrás e fingir que não se sentiu.
Porque mesmo quando é possível, apagar o que se escreve deixa marcas permanentes.
A escrever, é difícil escondermo-nos. Mesmo de nós. Principalmente de nós.
E quando, com dificuldade, o conseguimos fazer, mais vale não escrever uma única palavra.
Que é talvez mais útil não escrever do que escrever o que não se sente.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 01:32
15 Comentários:


At quinta ago. 30, 11:23:00 da manhã, Blogger matilde

"Que é talvez mais útil não escrever do que escrever o que não se sente."
Não concordo, Marina... (são pontos de vista ;))
Por vezes escrever - mesmo que diferente do que sentimos, faz-nos bem... faz-nos até, tantas vezes, mudar um pouco a forma de sentir do momento, a forma de estar... claro, desde que deixemos...
Escrever liberta-nos de ideias, de sensações...
E, tantas vezes, o que escrevemos pode mudar um pouco o sentir dos que nos leem... e também por eles, pelos que nos leem, vale a pena escrever... nem que seja algo tão diferente do que sentirmos...
Nunca te aconteceu entrar num texto confusa e sair de lá com um sorriso, ainda que ténue?... é por isso que digo que vale a pena. Vale a pena ler, vale a pena lermo-nos, vale a pena escrevermo-nos, ainda que de forma tantas vezes subtil e mesmo, quem sabe, imaginada...



digo eu :P

 

At quinta ago. 30, 11:26:00 da manhã, Blogger matilde

E sim... claro que é um acto perigoso...
Mas... e a própria vida? Há algo mais perigoso que viver? E não é por isso que vamos deixar de o fazer... porque para além do perigo, traz muitas outras coisas. Nomeadamente o amor... por tudo. E por esse... vale sempre a pena.


(na estranhes... hoje acordei assim :P)

 

At quinta ago. 30, 01:12:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Escrever é um acto de libertação, ajuda a arrumar ideias, a objectivar sentimentos, o facto de teres de procurar a palavra certa para definir isto ou aquilo obriga-te a uma reflexão mais profunda que de outra forma não fazias. Pode ser perigoso na medida em que uma vez depois de escrito passa a ser real, mas, quantas vezes, relemos aquilo que escrevemos e nos rimos por nos acharmos tão ridículas naquelas palavras?... Escrever é sempre bom!

 

At quinta ago. 30, 09:51:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Escrever pode ser perigoso... mas muitas vezes é um básamo para a alma!

Bjs

 

At quinta ago. 30, 09:52:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Leia-se "bálsamo"!

 

At sexta ago. 31, 12:58:00 da manhã, Blogger Marina

Matilde, ate que tens alguma razao quando dizes que escrever nos liberta e nos pode mudar a forma de sentir. O problema é mesmo deixar!
E quanto aos que nos leem, acho q nao seria muito justo que os fizessemos acreditar numa coisa q nao sentimos... mesmo que as palavras valessem a pena.
E outro ponto de vista! =)
E ja agora, imaginada, nao quer dizer nao sentida, certo?

Quanto a vida... isso é tecido para outras escritas! ;-)
(Estranhar, nao estranho! Mas isso a mim costuma dar me mais a noite!)

Bell, concordo que escrever ajuda a arrumar ideias.
E claro que eu acho que escrever é bom! Se nao para que queria eu um blog? ;-)
Quanto a reler... é coisa que nao gosto nada...


Cris, ora la esta a grande questao. É que se escrever umas vezes ajuda a arrumar ideias, outras vezes a explodir coisas que se sentem...
E aí está uma palavra que nunca devo ter escrito antes: "bálsamo"! =)

Beijitos p as 3

 

At sexta ago. 31, 11:03:00 da manhã, Blogger Stôra

Marina, respira fundo, anda praí alguma confusão... hehehe
Escrever é um desabafo, liberta-nos, alivia-nos!

*Beijinhos*

 

At sexta ago. 31, 09:30:00 da tarde, Blogger Sara Batupé

Concordo! EScrever é como o amor: "às vezes faz doer". Por sorte, às vezes "a dor que sentia, não me doía...dava prazer".

Beijinhos

 

At sexta ago. 31, 09:47:00 da tarde, Blogger matilde

...certo.
imaginada.
não "não sentida".
sentimos se, ao imaginarmos, nos deixarmos contagiar por essa imaginação... nos deixarmos de certa forma... voar.
o que vem antes - a imaginação ou o sentimento? talvez não haja resposta. ou talvez cada um não possa existir sem um pouco do outro...

 

At sexta ago. 31, 10:42:00 da tarde, Blogger IM

Trago aqui o V.Ferreira...
" Escreve-se para se saber o que se é. Incluído aquele que escreve. Mas esse, com a particularidade de ser o último a sabê-lo". (V.F, Pensar)
;-)
IM

 

At sexta ago. 31, 11:23:00 da tarde, Blogger A Professorinha

Eu gosto de escrever... Já gostei mais. Muitas vezes foio escrever o que sentia que me ajudou a ultrapassar muita coisa. E agora queme lembro disso, acho que está na hora de me esvaziar a escrever...

Beijos

 

At sábado set. 01, 05:03:00 da manhã, Anonymous Anónimo

concordo..
escrever eh realmente poerigoso
principalmente quando escreve sobre pensamentos ou coisas que não deviam ter saidos de dentro de nós


amei seu brogg

 

At terça set. 04, 01:39:00 da manhã, Blogger Marina

Stora, a confusao e resultado do stress dos concursos... so pode!

Sara, sua g... (agora nao vou dizer aquela palavra que ta muita gente a ler! eh eh)
Esses ares do Atlantico andam a fazer qualquer coisa... :P

Matilde, aproveito para te dizer que fui ha uns segundos parar, por acaso, a um certo texto teu.
Dizias tu que "o importante é sentir".
É mesmo isso!
E quando sentimos, libertamo-nos e voamos. Nem que seja rasteirinho...
Tu sabes.

IM, obrigada pelo presente! =)
Vem mesmo a calhar.

Professorinha, espero que escrever nao te deixe mais vazia...
Pelo menos, devia deixar-te mais cheia...de ideias!

. (ponto?),obrigada pela visita.
Ate breve!

Beijitos a toda a gente

 

At terça set. 04, 11:36:00 da manhã, Blogger Lusófona

Pois eu escrevo, tenho sempre um caderninho à mão.. gosto, e quando leio até ajuda-me a entender certos pensamentos... acontece também (às vezes)de pensar: espera aí.. eu pensei isto? Deveria estar doida..hehehe

Beijinhos querida

 

At terça set. 04, 10:17:00 da tarde, Blogger Marina

Lusofona, eu nao tenho caderninho, e mais no computador.
E tambem me acontece, muitas vezes, voltar a ler e parecer me que nem fui eu q escrevi!

Beijitos