30 de maio de 2007















Ontem, a televisão foi a minha companhia em mais uma longa noite de trabalho.
Eis então o que se aprende a ver um programa sobre a Vida Selvagem, cerca das 3 da manhã:
- Que há peixes que conseguem trepar a árvores (é verdade, eu vi as imagens!)
- Que há tartarugas que respiram pelo rabo (sem comentários!!!)
- Que os golfinhos dormem com metade do cérebro de cada vez (isso também eu queria...)
- Que o corno dos rinocerontes não é um osso mas um pêlo, feito do mesmo material que as unhas e os cabelos, uma proteína chamada caroteno.
Esperem aí... o CAROTENO???
Estarei eu enganada ou o caroteno é a substância que dá cor as cenouras? Pois, se calhar... (para quem quiser saber mais vá, por exemplo, aqui)
Cá para mim, o senhor tradutor queria ter escrito QUERATINA, a tal proteína que faz parte da constituição das unhas e dos cabelos. (Ide ver, por exemplo, aqui)

Neste caso talvez não seja muito grave, até porque, imagino, não deveria haver muita gente por este país fora a ver o programa às 3 da manhã.
Mas infelizmente nao é caso único...
Será que os jornalistas que falam de ciência (ou de outros assuntos também específicos, em que eu não dou conta dos erros...) não deveriam ter formação ou qualquer tipo de assistência de alguém que percebesse um pouquinho mais do assunto?
Ou se calhar, bastava-lhes ler um pouquito...
Um programa de cariz científico, nem que não consiga educar, tambem não devia deseducar!


Ou se calhar, quem sabe, trata-se MESMO de uma nova espécie!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 23:19
8 Comentários:


At quinta mai. 31, 12:16:00 da manhã, Blogger Prof

Marina, era o que eu dizia no comment sobre a segurança social: há que haver discernimento. Até eu que sou uma leiga no assunto sei que a queratina é um constituinte das unhas...
Talvez os progrmas mais específicos devessem ter um consultor científico; podia ser uma forma de evitar erros grosseiros.

Beijos!

 

At quinta mai. 31, 12:35:00 da manhã, Blogger Sara Batupé

Muito bem Marina! Isto merecia uma manif! :)

 

At quinta mai. 31, 12:46:00 da manhã, Blogger Alda Serras

Lol

E arranjaste mesmo um rino com um corno de cenoura!! Primeiro exemplar dessa nova espécie??

 

At quinta mai. 31, 01:13:00 da manhã, Blogger Marina

Discernimento???
E coisa que falta a muito boa gente!
PRINCIPALMENTE na Segurança Social!
Onde fui hoje novamente e, mais uma vez,tive vontade de esganar alguem...

Sara, conta comigo! ;-)

Bell, esse exemplar e o primeiro exemplar desta nova especie, de uma raridade inigualavel!
Habita algures no disco rigido do meu portatil e resultou de manipulação genetica intensa e muito complexa!

Beijitos para as 3

 

At quinta mai. 31, 01:42:00 da tarde, Blogger (Pa)Ciência

Há uns 2 ou 3 anos a Univ Évora abriu um curso rápido sobre riscos geológicos especialmente para jornalistas... Para não termos de ouvir no telejornal que houve um sismo não sei onde com intensidade 5,2 na escala de Richter...
Tb fiquei a pensar onde terias ido tu buscar a imagem lol!
Beijocas ;)

 

At quinta mai. 31, 07:46:00 da tarde, Blogger vinte e dois

Bem, já não perdi o dia, descobri que havia tartarugas que respiravam pelo rabo! Só não queria estar no lugar delas quando se descuidam ;D
Olha, tens aqui um colega de tv a essas horas. Quando vou para a cama, por vezes ligo a tv e ponho-me a ver programas que dão sobre animais. Alguns bastante interessantes, mas nunca reparei em gralhas. Reparo é nas legendas portuguesas dos filmes franceses. Eu sei que legendar um filme tem regras (nunca pode haver mais de duas linhas de legenda, por exemplo) mas algumas traduções deixam muito a desejar! ;D

 

At sexta jun. 01, 06:58:00 da tarde, Blogger olho_azul

Será que não foi uma maneira de ver se os espectadores estavam atentos?
LOL
Mas a sério, gostava de ver um rinoceronte com um corno de cenoura! E será que lhe crescia a rama também?
Bom fim de semana
Beijocas

 

At sábado jun. 02, 01:26:00 da manhã, Blogger Marina

Pa-ciencia, desculpa mas agora sou eu que estou confusa... por que nao se deve dizer??? aaaaaaaiiii :P

22, ja me sinto mais acompanhada por saber que estas ai do outro lado!

Olho Azul, as 3 da manha, era natural que muitos ja tivessem adormecido em frente ao ecra!
Adorei a ideia da rama!
loooooooooooooooooool =)

Beijitos