6 de maio de 2007




















No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe!


Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
ao fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...


Mas - tu sabes - a noite é enorme
e todo o meu corpo cresceu...Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,

Não me esquecerei de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas...


Boa noite. Eu vou com as aves!



Eugénio de Andrade, Os Amantes sem Dinheiro
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 01:01
11 Comentários:


At domingo mai. 06, 01:35:00 da manhã, Blogger Prof

Lindo o poema de Eugénio de Andrade! Fiquei com lágrimas nos olhos... sou uma sentimentalona...
Beijinhos!

 

At domingo mai. 06, 12:01:00 da tarde, Blogger Alda Serras

Ser mãe é amá-los, protegê-los, acarinhá-los, conduzi-los e ... deixá-los partir.

A mim, que não sou mãe, cheira-me que esta última é a parte mais difícil. Vejo pela minha mãe...

Feliz Dia de todas as Mães!

 

At domingo mai. 06, 12:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Bela homenagem!

Nem tudo são flores entre as famílias, entre os que se amam...
Mas, os relacionamentos são assim, uma grande aprendizagem.

Beijos e um Feliz Domingo

 

At domingo mai. 06, 09:21:00 da tarde, Blogger Marina

Obrigada pelas vossas palavras!
Desde que o aprendi na escola (la para o meu 3 ciclo...) que este poema pertence à minha lista de eleição.
Hoje, a escolha nao podia mesmo ter sido outra!

Beijitos para as 3 e uma boa semana

 

At domingo mai. 06, 09:30:00 da tarde, Blogger Marina

Bell, nao sei o que se passa mas nao consigo aceder ao teu blog... :-(
O desgraçado diz que preciso de convite...
Nao me digas que agora o teu blog e VIP!

Beijitos

 

At domingo mai. 06, 09:49:00 da tarde, Blogger Alda Serras

O meu blogue meteu férias! Precisa de fazer uma plástica à alma. Continuo a postar aqui: http://bell-tira-teimas.blogspot.com/

 

At domingo mai. 06, 11:41:00 da tarde, Blogger Meggy

Muito giro o poema...
Confiança vai mais além de acreditar na pessoa... muito além...

Beijo =D

 

At segunda mai. 07, 02:34:00 da manhã, Blogger Estranha pessoa esta

Vizinha, Bonita homenagem e que lindo poema..

E sim tens razão.. não há pausas!!!

Abraço grande para ti aqui destes lados do Oeste **

 

At segunda mai. 07, 10:22:00 da manhã, Blogger Lusófona

Marina,

No Brasil o dia das mães é no 2º Domingo de mãe.
Eu sempre estou em contacto com a minha família, seja por telefone ou pela net....

Beijinhos e uma linda semana

 

At segunda mai. 07, 07:03:00 da tarde, Blogger A.S.

Eugénio de Andrade continua entre nós através da sua poesia!...


BeijO...

 

At terça mai. 08, 12:51:00 da manhã, Blogger Marina

Bell, entao boas ferias! =)

Meggy, eu tambem acho que sim!
Ou melhor, é acreditar, mas um acreditar que vai mais além do que saber que alguem nao diz mentiras.

Estranha, espero que ja soubesses essa historia das pausas, nao queria ser eu a desiludir te! :P

Lusofona, sabes que eu pensava que o dia da mae era no mesmo dia em todo o lado?
Ate fiquei admirada quando vi, neste sabado, uma publicidade americana no meu mail para o dia da mae a 13 de Maio!

A.S., obrigada pela visita!
Os grandes poetas tem essa capacidade de serem imortais.

Beijitos para todos