9 de dezembro de 2006















Mais um sábado.
Tal como quase todos os sábados à tarde, acabo de chegar de uma visita à minha avó.
Como sempre, está sentada no sofá.
Não liga muito à televisão, também não liga muito à telefonia (como insiste em chamar-lhe!). Não sabe ler...
Prefere (terá outra alternativa?) o silêncio. Passa os dias a pensar...
Apesar da idade, continua linda! Com uma pele de me fazer inveja.
Com uns olhos pequeninos mas brilhantes, a transbordar de carinho.
Nesta altura do ano traz um gorro que a faz parecer mais pequenina. E ainda mais frágil.
- Então avó, que contas?
- Cá estamos!
A resposta é sempre igual. A resposta de alguém que está demasiado sozinha e se está a desabituar de grandes conversas...

Bom fim-de-semana!
Se puderem, não deixem de visitar as vossas avós.
Podem não ser de muitas conversas, como a minha, mas de certeza que gostarão de uma visita.
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 18:44
14 Comentários:


At sábado dez. 09, 07:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Que querida! :) Eu tb adorava visitar os meus avós... agora já não o faço porque, infelizmente, já não tenho nenhum vivo :(
*Beijinhos*

 

At domingo dez. 10, 01:23:00 da manhã, Anonymous Anónimo

A imagem que tenho das avós está sempre associada à ternura e à serenidade!! Infelizmente só conheci, verdadeiramente, uma avó e mesmo essa já não posso visitar por já ter falecido! No meu coração visito-a todos os dias!!!

Bom Domingo!
Beijinhos :)

 

At domingo dez. 10, 11:42:00 da manhã, Blogger Alda Serras

Olá, Marina!

Passei por aqui e encontrei este post sobre as avós que me fez recordar a minha. Tal como a Cris, só conheci uma e já faleceu há muitos anos. Lembro-me dela com 92 anos, sempre muito crítica, muito rabugenta, muito implicativa com as filhas, com os netos, com a vida,... E lembro-me de pensar: quando for velha, não vou ser assim...

 

At domingo dez. 10, 01:25:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Oi linda...

A minha avó tb é uma querida como a tua... lol.

Mas é uma senhora de muitas palavras sempre que a vou visitar quer saber de tudo e conta-me tudo q fez naquele dia.

Só gosta de ver a "Transmisora" (rtp 1) como ela lhe chama.

Bem não há palavras para descreve-la pois só conhecendo.

Bom Domingo para todos

 

At domingo dez. 10, 10:40:00 da tarde, Blogger Marina

Olá a todas!

Eu tive a felicidade de ter 3 avós!
:-) (Um dia contarei a história!)
Agora já só tenho 2 avós, tenho pena de conseguir estar mais com elas...

Bell, obrigada por esta primeira visita!
A minha avó não é rabujenta, mas com a idade foi ficando mais exigente! ;-)

Sonia, a minha avó até que gostaria de me contar coisas...o problema é que os dias dela não têm muitas coisas p contar...

Beijitos e boa semana!

 

At domingo dez. 10, 11:09:00 da tarde, Blogger Claudia Ganhao

Gostei mt deste post!
Infelizmente já só tenho 2 avós, os meus avôs já partiram,
As minhas avós, tal como a tua, passam muito tempo sozinhas e têm formas distintas de lidar com isso. Uma quando tem companhia fala pelos cotovelos sobre tudo o que pensou, e a outra fica mais reservada e calada!
São as duas especiais à sua maneira!
Um beijinho para ti e para a tua avó também!

 

At segunda dez. 11, 12:56:00 da manhã, Blogger OLHAR VAGABUNDO

:)náo tenho jeito nenhum para comentar estas coisas:)mas apesar de achar ali alguma solidão adorei ler te mais uma vez...
beijo vagabundo

 

At segunda dez. 11, 03:22:00 da tarde, Blogger Prof

Marina, também eu já não tenho avós. Mas o que me passou do teu post é a solidão a que muitos dos nossos idosos estão destinados. Ainda no outro dia passei um raspanete aos meus alunos por se estarem a referir num tom menos próprio às pessoas de idade. Esquecem-se eles e, por vezes, também nós que todos para lá caminhamos.
Um beijinho!

 

At terça dez. 12, 12:57:00 da manhã, Blogger Estranha pessoa esta

Tenho saudades do meu avô.
Muitas. Muitas até.
Mas, ainda tenho as duas avós.
Uma delas não posso perguntar isso do que é que contas lol
Não se cala um minuto. Tenho para mim que ela até a dormir fala eheheheh :P

Abraço do Oeste para ti **

 

At terça dez. 12, 11:03:00 da tarde, Blogger Marina

Sim, e verdade, há no meio desta história alguma solidão...A minha mãe faz o melhor que pode, mas isto de ser filha única, tem algumas limitações.
Mas com a minha avó foi sempre assim: pensar muito e falar pouco. Eu não saí parecida com ela!

Beijitos para todos!

 

At quarta dez. 13, 09:17:00 da tarde, Anonymous Anónimo

A tua avó é linda!!!
Goza o mais possível da companhia dela... partilha os seus silêncios, porque mais tarde eles serão preciosas recordações.
Da próxima vez que tiveres com ela dá-lhe um beijo meu.

 

At quinta dez. 14, 01:29:00 da manhã, Blogger Marina

Ela não te conhece, mas sabes que até costuma perguntar por ti?
Claro que lhe dou um beijinho teu!

 

At quinta dez. 14, 02:25:00 da tarde, Blogger Carla Dias

Olá, muito bonito o carinho demonstrado pela avozinha :) Jinhuss

Carla Dias

 

At sábado dez. 16, 05:40:00 da tarde, Blogger Marina

Ola Carla!
obrigada pela visita!

Espero que tambem tenhas assim uma avo simpatica como a minha!

Beijitos