8 de setembro de 2006














Hoje, dia 8 de Setembro, comemorou-se o Dia Internacional da Alfabetização.
Segundo as Nações Unidas, há mais de 770 milhões de adultos analfabetos em todo o Mundo.
Mas, tal como disse Kofi Annan na sua mensagem para hoje, “este número não inclui os outros milhões de adultos que carecem de bases sólidas para poder aprender, compreender e comunicar convenientemente na sua vida quotidiana".

Enquanto ouvia esta notícia pela manhã, lembrei-me imediatamente das palavras do título. Encontrei-as neste último ano Lectivo enquanto corrigia as Provas Globais.
Custa me um bocado perceber como é que os meus alunos chegaram ao nono ano a escrever assim...
Será que vão conseguir ultrapassar os verdadeiros obstáculos que a vida lhes vai colocar no futuro? Serão, provavelmente, em excesso tendo em conta as armas que têm para os ultrapassar...

E nós, enquanto professores deles, mesmo os que como eu são da área das ciências, não teremos que assumir alguma responsabilidade nisso?

 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 23:57
9 Comentários:


At sábado set. 09, 01:13:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Finalmente, alguém que me compreende! Eu acho que a culpa desta situação não deve recaír sempre sobre o professor de Português pois também temos conteúdos a leccionar! Além disso, como descontamos nos erros (algo que devia ser seguido por todos os professores!) só nesta disciplina os meninos e meninas se preocupam com a forma como se escrevem as palavras! E depois lá vamos ouvindo que a responsabilidade desta situação é... tcham tcham, do prof. de Português!
Desculpa o desabafo!

Beijinhos e Bom fim de semana!

 

At sábado set. 09, 02:40:00 da manhã, Blogger (Pa)Ciência

Bom, só me lembro de no meu ano de estágio ter ficado espantadíssima com a quantidade de erros (alguns mesmo inacreditáveis do género do "eixe-so") que as minhas turmas de 10º ano davam. E sim, mesmo sendo prof. de Ciências lá os corrigia e lá ouviam o ralhete da praxe! Mas o que mais me espantava ainda era a prof. de Português (comum às 2 turmas como eu) dizer que tinha ali grandes turmas, alunos de 15/16 valores e que "pronto, os erritos é que era mais chato mas já vinham de trás e afinal eles sabiam o que interessava sobre as obras literárias e tal"!!! Enfim, afinal o que é mais importante: saberem tudo sobre os Maias de trás para a frente ou... saberem escrever coisas tão simples como "excesso"?!... Eu não sou prof. de Português mas vou continuar a corrigir os erros e a "dar-lhes na cabeça" por escreverem tão mal. E já estão com sorte se não os mandar para casa escrever 50 vezes as palavras sem erros ;)

 

At sábado set. 09, 02:32:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Os programas de português do secundário (e não só, claro) são muito extensos e o professor nem sequer pode perder tempo a pensar sobre o que é mais importante, se as obras ou a língua. Sinceramente, não há tempo para as duas coisas serem trabalhadas com a profundidade que merecem. E depois, também não se vê muito zelo em escrever bem por parte dos alunos. Daí ser da opinião que devia haver duas disciplinas: literatura portuguesa e língua portuguesa.
E também acho que todos os professores, independentemente da disciplina, deviam ser exigentes na escrita da língua materna.

 

At sábado set. 09, 04:01:00 da tarde, Blogger A Professorinha

O problema reside no facto de sermos obrigados a exigir pouco dos alunos logo desde o 1º ciclo onde ninguém reprova do 1º para o 2º ano, mesmo que não saiba ler. E depois o cérbro deles nunca se habitua a pensar e a raciocinar... Mais tarde eles já não conseguem compreender as coisas menos ismples e é tarde demais porque o cérebro deve desenvolver-se numa certa altura.

 

At sábado set. 09, 04:01:00 da tarde, Blogger Marina

Cris, o desabafo ta desculpado!
Eu nao desconto nos erros, mas assinalo sempre.

E tb concordo q e mais importante saber escrever do q saber os Maias, ate porque, confesso, detestei ter de ler aquilo... (ooooops, n me venham bater, ok?)
E eu ate q gosto de ler!

Essa da literatura portuguesa...nunca tinha pensado nisso...Nao sei a viabilidade da ideia...
Desconheco completamente o programa de portugues, mas se calhar, a semelhanca do q acontece com a fisico-quimica, dar menos conteudos mas da-los com calma, nao seria ma ideia.

Bom fds p todos

 

At sábado set. 09, 04:12:00 da tarde, Blogger Marina

professorinha, nem te vi chegar!
E estou completamente de acordo ctg. O problema, na minha opiniao, e q estamos cada vez mais a promover uma escola de facilidades.

O menino nao sabe ler. Mas se vamos reprovar o menino vamos trazer lhe problemas psicologicos...hummmm....pronto, entao vamos la passa-lo!
E e assim q tudo comeca...

Beijitos e bom fds tb p ti

PS: E ja agora, a proposito de um post sobre lingua portuguesa, desculpem me o facto de usar abreviaturas e nao por acentos nos comentarios...

 

At sábado set. 09, 10:46:00 da tarde, Blogger olho_azul

Concordo plenamente com todos. De facto temos sempre a desculpa que não sendo professores de português não temos obrigação de corrigir os erros. Isso serve apenas para alimentar a ignorância dos alunos que muitas vezes ao dar as respostas não sabem sequer copiar as palavras que se apresentam no enunciado. Também não desconto os erros, mas ficam sempre assinalados e quando são repetidos pelos diferentes alunos da turma, a correcção é reforçada. Não podemos esquecer que estamos a educar os adultos de amanhã!

 

At sábado set. 09, 10:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Olá outra vez!
Também concordo que é mais importante saber escrever correctamente (e não me refiro apenas aos erros ortográficos) do que saber tudo sobre as obras literárias a estudar. O problema é que o número de horas que temos para o fazer não nos permite ser rigorosos nas duas vertentes. Seria interessante, ou realmente importante se fossem facultadas essas duas disciplinas, de que fala Half a dead crab, aos alunos.
Fico contente por saber que, afinal, há mais colegas de outras áreas que se preocupam em corrigir estas deficiências. Nem sempre é essa a ideia que fica nas reuniões!
E, também eu tenho a tentação de pedir a determinados alunos do secundário para escreverem as tais 50 vezes as palavras sem erros! Sim, porque no básico sempre o fiz! Bem... não repetiam tantas vezes!

Beijinhos :)

 

At domingo set. 10, 11:14:00 da tarde, Blogger Marina

Bem, acho q ja foi tudo dito!
Obrigada, a todos, pelas opinioes q deixaram aqui.

Beijitos