9 de abril de 2008





(porque nem só de poesia vive o Homem e muito menos uma professora de CFQ)

E a questão para hoje é: Como visualizar o DNA?



Material:
- 1 kiwi
- 100 ml de água destilada (água da torneira também funciona)
- 10 ml de detergente da louça
- 3 g de sal
- Álcool etílico (colocado previamente no congelador)
- 1 copo
- 1 triturador (eu utilizei a varinha mágica!)
- 1 faca
- 1 passador

(sugestão para fazer em casa: não ser muito rigoroso com as medidas!!!)


Procedimento
1 – Descascar o kiwi e cortá-lo em pequenos pedaços.
2 – Colocar os pedaços de kiwi num recipiente.
3 – Adicionar a água destilada, o detergente e o sal.
4 – Triturar o preparado.
5 – Filtrar o líquido para um copo. (Se necessário, transferir com cuidado para outro copo de modo a diminuir a quantidade de espuma)
6 – Adicionar, lentamente, o álcool etílico frio.

Et voilà!
(por favor, avisem-me se o acento estiver ao contrário que a esta hora já não consegui procurar como deve ser...)

Cá estão imensos filamentos brancos de DNA precipitados no copo! =)



















Coisas de uma professora de Ciências Físico-Químicas que anda a iniciar (por força das circunstâncias, mas com muito empenho e motivação!!!) caminhos na biologia!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 02:00
12 Comentários:


At quarta abr. 09, 03:54:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Why not use the machine that goes "ping"?

 

At quarta abr. 09, 11:33:00 da tarde, Blogger Andreia

Mas que bem, sim senhora! :)
E olha que por aquilo que vi, és alta professorinha de biologia :)

Beijinhos

 

At quinta abr. 10, 10:28:00 da tarde, Blogger Marina

Anonimo, desconheco semelhante machine! Ca em casa, as machines nao fazem "ping" nem "pong"!!! Apenas existe aqui uma que faz "brrrrrrr"... foi essa q utilizei! =)

Andreeinha, aposto q tb darias uma excelente professora de CFQ! ;-)
Atomos e moleculas e reaccoes quimicas, nao? eh eh
Beijitos para ti

 

At sexta abr. 11, 10:15:00 da manhã, Blogger O Profeta

Hoje não vou falar de amor
Hoje tenho saudade de canções
De uma voz perdida no tempo
Que me ensinou o sonho, as emoções

Hoje senti saudades da minha rua
Da casa fria e quente da ternura
Do cheiro a lenha, pão amassado
Dos abraços tidos de forma tão pura


Hoje convido-te a saberes um pouco de mim

Bom fim de semana



Terno beijo

 

At domingo abr. 13, 03:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Muito boa tarde excelentissima marina... he he... adorei a explicação fiquei bastante elucidada sobre o tema, mas no entanto, tenho uma coisita a perguntar-lhe.... lool.. Por acaso a Dona Maria não tem acesso a este blog pois não? loool.... Assim o espero (aquele copo azul é me familiar..:-))... he he... Bjinhos

 

At domingo abr. 13, 03:36:00 da tarde, Blogger IM

Eia!!! "ganda" mistela!!!! Lá se foi um kiwi...em nome da ciência....pronto...eheheheh

 

At domingo abr. 13, 03:52:00 da tarde, Anonymous Anónimo

ha mais uma coisita que me estava a esquecer.... Esta música do New soul acenta que nem uma luva neste seu cantinho!!! tal como lhe tinha dito que a visualizava.... passarei a frequenta-lo mais vezes certamente....
bjinhos e bom domingo!

 

At domingo abr. 13, 09:43:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Olá Marina,
muito bem, eu sabia que um dia te ias render à Biologia :p
Há muitas coisas engraçadas que se podem fazer em casa.
Beijinhos,
Sónia

 

At domingo abr. 13, 11:47:00 da tarde, Blogger Marina

Excelentissima Claudia, confessa que ja tens saudades destes copos, sempre cheios de "Um Bongo"! =)
Acho q tenho sorte - a Dona Maria nao deve frequentar a blogosfera! eh eh
E quanto a musica, aproveite para me visitar agora, que um dia destes mudo o disco! :P
[Sera q a sintonia vai continuar? ;-) Pode sempre fazer um pedido musical, pode ser que eu esteja de bom humor!]

IM, ora por acaso ate foram 2 kiwis!
Que isto das experiencias, tem q se testar sempre o material primeiro!
Mas quando eu no meio da aula saco da varinha magica, isso e q foi a loucura total! =)
Tudo em nome da ciencia, claro!

Sonia, Sôdôna Bióloga, ha q tempos n vinhas ate aqui!!!
Sabes que isto de ter vivido 2 anos rodeada de gente de biologia, deu alguns efeitos!
E quanto as coisas p fazer em casa, veja la se me ensina, faxavore! ;-)

Profeta, obrigada pela visita poetica no meio de tanta ciencia!

Boa semana p todos

 

At segunda abr. 21, 03:08:00 da tarde, Blogger Lusófona

Uma imagem muito bonita que nos remete ao silêncio interior...

De matemática para biologia??
Muito bem, até mesmo porque dizem que tudo na vida é uma questão matemática ;)

Beijinhos e dias felizes

 

At segunda abr. 21, 09:19:00 da tarde, Blogger Nês

Que fixe!! :)

Como sou de letras nunca tive oportunidade de fazer experincias destas! Vou tentar um dia destes :)

Beijinhos grandes
Nês

 

At terça abr. 22, 12:47:00 da manhã, Blogger Marina

Lusofona, palpita me que a imagem bonita seja a do post ali de cima! :P
Eu nao sou de matematica mas Fisico-quimica. Mas estou a dar aulas a adultos e o curso tem um bocadinho de tudo quanto e ciencias! ;-)

Ines podes experimentar e dar espectaculo para os teus amigos nordicos! eh eh

Beijitos e boa semana para as duas