Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…"
Plutão não é um planeta. Acabo de chegar de férias e é das primeiras notícias que ouço no Telejornal. Os astrónomos reunidos na Assembleia Geral da IAU (União Internacional de Astrónomos) alteraram a definição de “Planeta”.
Então, mas por que razão se lembraram agora de despromover Plutão?
Desde a descoberta de Xena, em 2003, um objecto para lá de Plutão mas cuja massa e diâmetro são maiores, que começou a discussão, trazendo a necessidade de definir claramente o que é um planeta.
Assim, de acordo com a votação feita hoje em Praga, para um objecto ser considerado planeta do Sistema Solar é preciso: - Orbitar o Sol - Ter massa suficiente para que a sua própria gravidade lhe confira uma forma esférica - Dominar a sua vizinhança, afastando outros objectos da sua órbita
Plutão é redondo e orbita o Sol, mas falha o 3º pressuposto porque existem outros objectos com órbitas semelhantes à sua.
Foi então criada uma nova classe de planetas, chamados “Planetas Anões” da qual farão parte não apenas Plutão mas também Xena e Ceres, situado entre Marte e Júpiter.
Se quiserem saber mais qualquer coisa vão ao site da NASA.
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 23:29
Agora vou voltar às minhas férias, espero que não se prolonguem por muito tempo... Até Breve!
PS: Aproveitei o meu regresso ao blog para voltar a por a musica na lateral, sem estar associada a nenhum post em especial... Assim posso por as músicas que me apetecer! :-) Espero que gostem da minha escolha!
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 00:46
Demoraram tanto a chegar... E nunca, em nenhum ano, senti que eram tao merecidas. Quero simplesmente passar uns dias, na terrinha, em paz, entre as serras e o mar... Infelizmente não serão muitos e, por isso, tenho de aproveitar! Por isso, vou por este meu sítio de férias. Não sei quando voltarei, mas será brevemente. Prometo! Deixo-vos o sopro de frescura que vem desta música...
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 23:37
Escrevo-te para te dizer que, se continuas com essa atitude, a nossa relação não pode continuar como era antes... Não consigo perceber porque mudaste(mudasteeeeeeeeeeee, mudasteeeeeeeeeeeeee, ....) Devolve-me rapidamente as minhas férias para tudo voltar ao que era. Só assim te perdoarei. Não é preciso que sejam num sítio fino, que eu não ligo a presentes caros, mas é preciso que venham depressa.
Marina
Beijitos solidários com quem, tal como eu, ainda está a trabalhar arduamente... :-( E já agora, beijitos para os outros também!
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 22:54