24 de julho de 2006




Tendo em conta o que dormi no sábado, ontem decidi levantar-me novamente às oito e meia da manhã para mais um passeio pedestre, desta vez, à descoberta dos Fortes de Torres Vedras.

Mas, na verdade, o local é o que menos importa para o que vou escrever a seguir! Ora, como diz o título deste post, passada puxa palavra, e a meio do caminho(quer dizer, acho que ainda era no início, mas isso também não importa mesmo nada!) surgiu na conversa uma dúvida existencial.

Ora, imaginemos um almoço ao ar livre, típico destes dias de Verão.
Que podia ser, por exemplo, sardinhas assadas!
Ou, para mim, que não gosto dessas pescarias, podia ser, por exemplo, umas febras grelhadas!

Ora, mas se ambas as refeições são preparadas da mesma forma, não deveriam ter o mesmo nome?
Eu sei que não se diz "sardinhas grelhadas" ... Mas, "sardinhas assadas" não deveriam ser arranjadas no forno?

Para tirar as dúvidas, consultei o meu Dicionário (apesar de ser de 2004, acho que as sardinhas e as febras continuam a ser confeccionadas da mesma forma desde essa altura!) e aqui vai:

Assar: v. tr.,
1. cozinhar em seco ou com pouco molho, directamente sobre o fogo ou em forno; tostar;
2. queimar.
(do Lat. assare)

Grelhar: v. tr.,
assar ou torrar na grelha.

Ora, tendo em conta que eu não costumo ver assar sardinhas no forno e também não me parece normal que sejam assadas suspensas sobre o fogo, parece-me que devíamos passar a comer "sardinhas grelhadas"!

Para acalmar alguma indigestão que este texto vos tenha causado, deixo-vos umas fotos do passeio!







E já agora, sugestão da chefe, umas febras grelhadas para o jantar de hoje!
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 21:25
2 Comentários:


At terça jul. 25, 01:39:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Antes de mais, não me parece bem que contribuas para a descriminação que, cada vez mais, grassa por esse mundo fora. Por que não ir também à descoberta dos Fracos de Torres Vedras? Serão menos importantes? Bem, que fique registado o meu repúdio: yuck (interjeição de repúdio)!

Quanto às sardinhas e febras, considero a tua questiúncula pertinente. Aliás, chego mesmo a concordar contigo, se bem que, para mim, sardinhas estejam bem é no mar a nadar feitas parvas e as febras nas anatomias dos respectivos porcos e porcas (há febras de vaca?). O mesmo problema põe-se também com os frangos assados. Deveria ser "frango grelhado"? E já não vamos falar dos "ovos estrelados"... de onde é que isso vem? Das estrelas não pode ser, porque elas não podem comer fritos por causa da linha, a mesma onde temos de parar, escutar e olhar, antes de atravessar. Já agora, no Brasil eles assam o bolo, enquanto nós o cozemos (as formas deles são as "assadeiras" - tss, tss, tss, são mesmo brasileiros). Aposto que concordas com eles.

Finalizo com uma sugestão para designar os pedaços de animais falecidos cozinhados sobre uma fonte de calor proveniente de objectos incandescentes, de origem vegetal ou mineral. Por exemplo:
- Ah e tal, então o que é que vais ingerir hoje à primeira refeição substancial do dia?
- Ah, olha, 'tava a pensar em deglutir algumas sardinhas cozinhadas (ou desencruadas) sobre uma fonte de calor proveniente de objectos incandescentes de origem vegetal. Desejas deglutir comigo?
- Ah, e tal, não posso porque tenho de ir caçar raposas com o meu contabilista.
(...)

 

At quinta jul. 27, 10:49:00 da tarde, Blogger Marina

Obrigada por quase concordares cmg!

E qt aos bolos brasileiros, deixa me dizer te q concordo c eles mas nos tb temos razao!
Passo a explicar...A massa dos bolos e liquida e como tal, de acordo com as leis da fisica, n tem forma propria!
Entao, as nossas "formas" servem p dar "forma" a massa, certo?

;-)

Acho q ate faz logica!

Qt aos ovos estrelados...isso ja era outra historia!