7 de julho de 2006




Hólmio e Samário até que podiam ser nomes (não muito bonitos por sinal...) para dar a crianças! Lembro-me do famoso detective Sherlock Hólmio, ou do nosso ex-quase-a-ser-outra-vez presidente da república Samário Soares! (obrigada Zé, por me lembrares!)

Mas não! O hólmio e o samário são dois elementos químicos. Pertencem àquela parte da Tabela Periódica a que quase ninguém liga...


Mas uma das coisas que fui aprendendo, é que até mesmo com aqueles elementos dos quais nunca ouvimos falar, até com esses se fazem coisas! E bem interessantes, por sinal.

No ITN, onde eu ocupo parte dos meus dias (actualmente, uma grande parte...) estamos a tentar que hólmio e samário radioactivos sejam utilizados para terapia do cancro.

Que tal vos parece?
Com nomes destes mas objectivos tão nobres?
 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 23:36
4 Comentários:


At sábado jul. 08, 09:48:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Estarás a querer dizer que com o teu nome, terás uma aplicação igualmente nobre?

 

At sábado jul. 08, 12:53:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Pegando no comentário do fanático esverdeado ali de cima, já estou a ver os cientistas de amanhã (domingo) a tentarem tratar a prisão de ventre com balbínio.

Gostei daquela parte "Pertencem àquela parte da Tabela Periódica a que quase ninguém liga...". Eu próprio estava a pensar: "Samário? Hólmio? Estes nomes não me dizem nada! Ah, já sei, estão na parte da TP a que eu quase não ligo."
Malvina, deixa-me pôr-te ao corrente da realidade: NINGUÉM liga à Tabela Periódica!

E, para terminar, desejo muito sorte ao Hólmio e ao Samário e que as vossas experiências tenham sucesso rapidamente.

 

At domingo jul. 09, 01:22:00 da manhã, Blogger Marina

Talvez um dia, quando eu ganhar um Prémio Nobel, dêem o meu nome a um elemento químico!
:-)

 

At domingo jul. 09, 02:06:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Não querendo pôr o Nobel de parte, há outra maneira de teres um elemento químico com o teu nome: crias uma fábrica de papel químico e dás-lhe o teu nome. E assim poserá nascer o Papel Químico Balbina©.