28 de junho de 2006




Para quem, como eu, está habituado a alunos de 3º ciclo, esta frase não será, de certeza, uma coisa habitual! Mas este ano tive o privilégio de dar aulas de Ciências aos meninos do 4º ano das escolas do 1º ciclo do meu Agrupamento.
Confesso que quando me falaram neste trabalho, a minha primeira reacção foi de pânico...
Mas o pânico dissipou-se rapidamente assim que começaram as aulas.

"Professora, professora, que experiência vamos fazer amanha?"

Esta era a pergunta que me faziam quando se cruzavam comigo pelos corredores da escola. E que me faz ter a certeza de que cada aula valeu a pena.
E ainda dizem que os miúdos não gostam de ciências!

Hoje avaliámos o projecto. Foi bom concluir que correu bem.
Não se avaliaram os beijinhos e os presentes (que me traziam das aulas de Expressão Plástica!)... Mas foram também eles que, sem dúvida, me fizeram mais feliz!

A foto é da pasta dos dentes que fizemos! :-)

Para quem quiser, eu dou a receita!

 
Meia dúzia de palavras, já escrita fora de horas, pelas 20:16
5 Comentários:


At quinta jun. 29, 01:07:00 da manhã, Anonymous Anónimo

a minha mae, que da aulas todos os dias a meninos do 1º ciclo, conta-me por vezes coisas enternecedoras que se passam com ela... mas sinceramente prefiro ensinar garotos mais crescidinhos, que estao (geralmente) sossegados nos seus lugares, fazem menos barulho, e compreendem mais facilmente coisas complexas. Enfim, gostos ;)

 

At quinta jun. 29, 11:40:00 da tarde, Blogger Marina

hummm...Elisa, os teus alunos crescidos estao geralmente sossegados nos seus lugares e compreendem coisas complexas?

;-)

Beijitos

 

At sábado jul. 01, 01:39:00 da manhã, Anonymous Anónimo

Sossegados? Não, na maioria das vezes, sossego propriamente dito é coisa rara... mas nao se levantam do lugar de 5 em 5 minutos para pedir emprestados os lapis de cor, e compreendem coisas mais ou menos complexas (bem... a maioria, pelo menos).
Mesmo assim, é compensador :D

**

 

At domingo jul. 02, 10:46:00 da manhã, Blogger matilde

Viste?... Eu tinha a certeza que ias gostar ;)
Ver a curiosidade das crianças para a Ciência Experimental é de facto uma sensação espectacular...

 

At segunda jul. 03, 11:41:00 da tarde, Anonymous Anónimo

Eu disse que isto não parava, agora tens de me aturar! :-)
Ao ler estes teus desabafos relembrei os meus meninos e os meus meninos grandes … São esses pequenos momentos que fazem valer a pena a nossa profissão. Já dizia o poeta “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
Beijocas para a super gaija